A gente chegou a comentar por aqui que a próxima temporada de verão tem uma forte vertente romântica. Dela fazem parte looks em tons clarinhos, babados, tecidos mais fluidos e tudo o que remete a essa feminilidade mais delicada. Não é à toa que a renda, que passou várias temporadas fazendo parte apenas da lingerie, volta a aparecer nas passarelas das semanas de moda internacionais. Os looks com a roupa íntima à mostra permanecem em alta. A novidade, porém, são as peças "de fora", que trazem o recurso como uma forma de transparência renovada.
É fato que nas últimas temporadas os looks com pegada street wear e toda uma onda esportiva dominaram as tendências, levando as grifes de luxo a apostarem em um visual bem mais casual do que costumam fazer. Agora a feminilidade mais tradicional (e delicada) volta a aparecer mais nas passarelas da moda internacional. Grifes como a Dolce & Gabbana e a Valentino, por exemplo, nunca deixaram de usar o material, já que essa característica faz parte do DNA dessas marcas. Nesta temporada, no entanto, as tramas rendadas apareceram na coleção de Stella McCartney (outra das designers que ama a renda) de maneiras diferentes, tanto em looks com pegada sleep wear, como acabamento, quanto em vestidos de cores mais vibrantes feitos no material. A Chanel e a própria Valentino criaram looks usando rendas um pouco menos leves. A Chanel, por exemplo, que levou a praia ao Grand Palais, em Paris, apostou em looks com renda azul misturada a peças estampadas e até em um conjunto de calça e túnica que remete aos pijamas, em alta há algumas temporadas. O conjuntinho também foi aposta da Valentino, que criou um look versátil em renda preta, que pode ser usado com as peças juntas ou separadas.
Algumas tendências da vez são, também, atemporais já que não deixam de ser moda mesmo quando somem um pouco das passarelas das semanas de moda. Esse é o caso, por exemplo, das animal prints que são hit para a primavera/verão de 2019. O mesmo acontece com a renda, que pode ser considerada um clássico fashion. Desde as mais grosseiras às superdelicadas, passando pelas mais artesanais, as rendas criam sempre um efeito delicado e feminino que valoriza a qualquer mulher que ama o estilo. A Dior, por exemplo, que levou o universo da dança para a passarela, apostou numa trama delicadíssima para fazer os looks do verão. Confira na nossa galeria mais produções para se inspirar e tirar aquela peça de renda do armário!
(por Deborah Couto)