O vestido envelope, ou wrap dress, em inglês, foi criado nos anos 70, há quase 45 anos pela designer belga Diane Von Furstenberg quando ela tinha 26 anos. A modelagem -- bem feminina -- foi proposta na época como um contraponto à cultura hippie predominante naquele contexto. O modelo -- escolha de Gio Ewbank para a festa de lançamento da nova novela das 9, "O Sétimo Guardião" -- acabou se tornando um ícone e continua, até os dias de hoje, a ser reinventado não só por Von Furstenberg, cuja grife costuma ser sucesso entre famosas e fashionistas, mas pelas marcas mais importantes do mundo, do fast fashion à alta-costura. Bruna Marquezine, por exemplo, apostou recentemente num modelo Gucci para um lançamento de livro.
O modelo, que consiste em uma peça transpassada na frente, veste bem em todos os tipos de corpo, justamente por marcar de forma sutil a cintura, valorizar o colo e se ajustar a pessoas de quaisquer portes através da amarração. Além disso, o wrap dress, especialmente quando é feito em tecidos delicados, como a seda, traz um movimento natural da saia que esbanja feminilidade e uma fenda natural que existe pelo fato de a peça ser transpassada no corpo.
Além de o próprio vestido ser, por si só, uma peça-curinga no guarda-roupa de uma mulher ele pode ainda ser complementado por diferentes acessórios, ganhando um novo estilo a cada vez que for ser usado. A modelagem pode ainda acompanhar as mulheres em suas diversas idades (e mudanças de estilo). Um look curtinho, por exemplo, fica lindo em meninas mais jovens, como foi a proposta da Yves Saint Laurent para verão 2019.
A Givenchy é outra grife que lança frequentemente modelos envelope, como o que foi usado por Camila Coelho em lançamento de perfume da marca. A alfaiataria, no entanto, costuma ser a escolha da maison em algumas de suas criações. Em um estilo totalmente diferente a mineira PatBo levou modelos de pegada tropical com detalhes artesanais -- uma das trends da temporada -- para a passarela do São Paulo Fashion Week.
Para investir na peça no dia a dia em uma compra inteligente, o ideal é que ela tenha um caimento impecável e poucos detalhes, para que possa ser usada com acessórios diferentes em diversas ocasiões. Daí, vale complementá-lo com itens da temporada, como maxibrincos, por exemplo. Confira na nossa galeria vestidos envelope em vários estilos.
(por Deborah Couto)