Mais do que as passarelas, são os looks de street style os melhores "termômetros" para nos dizer se uma tendência pegou, ou não. É que depois que as propostas são desfiladas nas semanas de moda, os frequentadores das mesmas são os primeiros a encararem o que surgiu de novidade e testarem se funciona, ou não. A turma dos fashionistas de plantão -- as pessoas mais familiarizadas com o que se passa no mundo da moda -- costuma ser mais "corajosa" na hora de apostar numa trend e não têm medo de serem taxados de vítimas da moda (segredo: às vezes são mesmo!). Daí que, às vezes, algumas tendências consideradas absurdas em uma temporada pode, na estação seguinte, já ter sido assimilada e difundida entre o público em geral. Assim foi com os chunky sneakers, com o mom jeans e com a pochete -- uma das trends de que vamos falar aqui! Confira esta e outras peças queridinhas dos frequentadores das semanas de moda internacionais.
Logo que ressurgiu, a pochete -- uma tendência resgatada dos anos 80, década em alta atualmente -- fez com que vários narizes se torcessem, já que não é exatamente uma peça esteticamente linda. Acontece que o acessório é prático e contém certa ironia (coisa que os jovens amam!) justamente por trazer de volta o estilo exagerado dos 80s. Então, não por acaso, o item começou a fazer sucesso nos looks de Carnaval e de festivais mundo afora e acabou ganhando versões mais luxuosas e sendo incorporado no dia a dia. Nos looks street style há dois jeitos de usar que transmitem a mensagem para o mundo de que a pessoa está "por dentro". Um é acinturando a produção (a cintura marcada, aliás, é uma das silhuetas da temporada). O outro é com a peça usada transpassada sobre o peito.
Os conjuntinhos estão em alta há algumas temporadas e começaram a surgir na versão pijama. Em 2019, no entanto, a alfaiataria é a rainha da moda e vai muito além dos office looks. Se você reparar na nossa galeria, vai ver produções com terno que são tudo, menos clássicas. A modelagem favorita desta temporada também traz um pé nos anos 80, com peças oversized e ombros mais largos. Mas tem modelagens para todos os gostos, inclusive incorporando o visual de outra década: os anos 70 e suas pantalonas de cintura alta.
Quem diria que um look tão clássico, já consagrado por Gabrielle Chanel, seria uma tendência? Pois se depender deste verão europeu e seus looks de street style, o pretinho básico é o máximo! O minimalismo, nesse caso, é muito bem vindo, mas não é obrigatório. Confira as combinações inusitadas propostas pelas fashionistas para trazer o vestido preto para produções nada básicas.
(por Deborah Couto)