Os anos 80 estão ganhando diversas releitura na moda há algumas temporadas. O retorno às tendências de peças como os chunky sneakers e a pochete (item que teve um retorno tímido mas acabou por arrebatar até quem torcia o nariz) vem sendo visto nas passarelas já há algumas temporadas. Além disso, maquiagens mais marcantes (como as da época) e os cabelos volumosos andam fazendo parte do styling de desfiles importantes já faz um tempo. O estilo apareceu, por exemplo, em uma das temporadas da alta-costura da Chanel e marcou presença, também, na passarela da coleção cruise 2020 da Louis Vuitton.
A modelagem balonê não é muito fácil de usar. Ela costuma adicionar volume à silhueta e a própria construção da peça, por si só, já não é lá muito discreta (como tudo nos anos 80, certo?). Por isso, se você não quer parecer fantasiada para uma festa temática, deve apostar em complementos que misturem tanto referências como "pesos" no look. Por exemplo: se a minissaia é balonê, que tal apostar em uma parte de cima mais "sequinha" como uma t-shirt mais ajustada ou mesmo com um top cropped? A mini balonê apareceu na passarela do desfile masculino de primavera/verão da Jacquemus, na Provence. O styling do look, que complementa a saia balonê com top em estilo biquíni e blazer xadrez, é uma ótima inspiração para o uso da peça no dia a dia.
A minissaia balonê tem um aspecto jovem inerente à peça, além do comprimento, há, também, um inexplicável ar juvenil que o fato de ser balonê confere a qualquer peça. Por isso, você pode usar um look de conjuntinho (uma das maiores tendências desta temporada), como o proposto na passarela do inverno 2019/20 da Saint Laurent, que apostou na combinação de suéter e minissaia em estampa floral.
Já quem gosta de se divertir com a moda e pretende levar o balonê às últimas consequências pode se inspirar na coleção cruise 2020 da Louis Vuitton, que traz os anos 80 para o styling de forma literal em todos os elementos: make carregada com blush marcado, cabelos volumosos, tecidos acetinados e modelagens mais rígidas, incluindo o balonê. Confira todos os exemplos de como usar na nossa galeria.
(por Deborah Couto)