Camisa ou vestido? Os dois! O modelo que conquistou o street style internacional na última temporada de moda une as duas peças-chave do closet feminino em uma só: o vestido camisa (ou "chemise", como preferir) é a combinação perfeita para um look confortável, prático e superestiloso. Básica e muito cool, a modelagem descontraída funciona em diferentes tipos e formatos de corpo - é só escolher o modelo que mais combina com você e apostar em acessórios para arrematar a produção se for o caso. Além da clássica camisa social branca, modelos coloridos, estampados e com tecidos brilhosos também estão em alta e são bem-vindos. Inspire-se nesses 17 looks que o Purepeople separou!
Falou em verão, falou em vestido! É verdade que as fashionistas estão amando apostar em modelos amplos, com decote ombro a ombro e babados nos looks da estação, mas isso não quer dizer que o vestido camisa fique de fora da seleção de queridinhos para os dias de calor. A dica do street style é investir em uma versão curtinha, com modelagem solta e mangas não tão longas. Para trazer mais cor e leveza ao look do verão, tons de neon e tecidos brilhosos têm carta branca na produção: a seda, por exemplo, é tendência confirmada para o verão 2020.
A camisa social branca é um clássico absoluto. E é claro que ela não fica de fora do vestido chemise: o modelo tradicional garante um ar atemporal à produção e pode ser atualizado com modificações sutis na silhueta como manga bufante, saia evasê ou tamanho oversized. A peça é aposta certeira para quem quer se jogar na trend, porém não é fã de cores vibrantes ou estampas. Já quem faz a linha básica - mas nem tanto - pode investir em acessórios para agregar informação de moda ao visual: um bom lenço no pescoço faz toda a diferença.
O vestido camisa costuma ser mais soltinho e amplo, mas a modelagem pode ser ajustada com alguns truques de styling se o objetivo for um look acinturado. Um deles é apostar no cinto largo com fivela grande, aliado na hora de marcar a silhueta e "segurar" o look no lugar. E não para por aí! Outra forma de deixar o vestido chemise mais ajustado ao corpo é investindo no corset. Sim, o espartilho voltou repaginado para o street style lá de fora e pode ser usado por cima da peça única em sobreposição fashion.
A terceira peça do verão é um antigo conhecido do mundo da moda: o colete. Ele voltou para os looks das it girls e provou ser mais versátil do que parece à primeira vista, substituindo até a blusa nas produções para os dias de calor. Por cima do vestido camisa, o colete ajuda a criar uma sobreposição superestilosa e fresh que renova a peça única no ato. A versão jeans é uma das favoritas, mas anda lado lado com modelos estampados e alongados - especialmente se o vestido em questão for longo.
(Por Bruna Vilar)