Uma boa camisa branca é peça essencial para ter no guarda-roupa e se manter na moda em qualquer ocasião ou época do ano. O modelo clássico e tradicional pode até ser a cara do office look, mas tem mostrado muita versatilidade em produções com um quê fashionista. Prova disso é a reinvenção que grifes como PatBo, Lilly Sarti e Reinaldo Lourenço levaram para as passarelas do São Paulo Fashion Week: mangas bufantes, sobreposições e babados foram as principais apostas dos estilistas. Inspire-se nessas produções cheias de personalidade!
Direto dos anos 80, a silhueta queridinha entre as fashionistas é a principal aposta de grifes como PatBo e Reinaldo Lourenço para atualizar a camisa branca. É que a peça clássica do vestuário feminino ganha mais informação de moda e dramaticidade quando combinada à tendência dos ombros supervolumosos. A inspiração das passarelas é apostar em um look monocromático ou investir no clássico duo preto e branco - nesse caso, uma calça utiliária com pegada rocker funciona bem e ajuda a deixar a produção menos "girlie".
Versátil, a camisa branca combina com a maioria das peças que você já tem no seu armário. É por isso mesmo que ela é favorita quando o assunto é explorar sobreposições. Seja por baixo do vestido, de um cropped ou até da jardineira jeans, o modelo é garantia de um visual cheio de estilo e com o mínimo de esforço. No desfile da PatBo, a peça veio acompanhada de um top com transparência, em alta na temporada de moda nacional, e pérolas bordadas - mostrando que não é preciso escolher entre mangas estruturadas ou sobreposição. Já nas passarelas da marca Victor Hugo Mattos, a modelagem tradicional apareceu embaixo de um colete no mesmo tom e o ponto de cor ficou por conta das aplicações a mão pelo comprimento e na barra.
Quanto mais babado, melhor! E a boa notícia é que a tendência se mostra uma aposta certeira para as mais diferentes ocasiões: dia a dia, eventos elegantes e até office look. Para quem prefere um visual mais discreto e menos chamativo, a camisa branca é a solução ideal. Nas passarelas de São Paulo, as grifes Lilly Sarti e Reinaldo Lourenço mostraram que o recurso fashion é muito elegante e se adapta a quase todos os estilos - as opções variam das supervolumosas até as mais básicas, com detalhes românticos. Já a marca Angela Brito inovou ao substituir os tradicionais botões por babados na parte frontal da camisa branca.
(Por Bruna Vilar)