Esta temporada na moda pode ser considerada um momento de extremos. Se por um lado os modelos de vestidos e saias curtíssimos estão em alta, por outro as peças enormes, cheias de tecido e volumes extravagantes estão fazendo a cabeça de quem ama o universo fashion. O look em estilo princesa está em alta desde a última temporada, no verão 2019. Chegamos a comentar por aqui sobre a volta do romantismo à moda, que estava durante tanto tempo dominada pelo street wear e pela pegada esportiva inclusive nas maisons mais tradicionais. Faz bem um pouco de delicadeza no imaginário fashion.
Daí que a feminilidade está de volta e isso se reflete nos looks das passarelas. Além dos looks curtíssimos que vão fazer as noites de inverno ficarem mais quentes, os vestidos longos (e grandes) são protagonistas na temporada. Pense em babados em camadas, pregas e drapeados, laços e golas com laçadas e saias cheias de volume. Os vestidos em estilo princesa contemporânea estão de volta à moda. A Valentino é expert nesse estilo de roupa e trouxe uma coleção repleta de looks cheios de tecido, mas nada pesados. Pelo contrário, a passarela da grife exala leveza. Já a Dior, que apresentou sua coleção de meia-estação (cruise) em Marrakech abraçou o estilo étnico e trouxe vestidos estampados e bem rodados que são verdadeiras joias.
A renda, que andava esquecida fazia algumas temporadas no universo fashion, aparece novamente trazendo leveza e apelo artesanal para alguns looks, por exemplo os longos da própria Dior. A renda apareceu ainda em looks da Gucci e da Prada de um jeito mais kitsch, ou camp para usar uma palavra em voga no momento. O quase-brega, aliás, está no auge, com uma pitada de ironia. A Gucci de Alessandro Michele, por exemplo, explora o tempo todo esta linguagem do exagero e da ironia, transmitindo mensagens certeiras com suas peças. O vestido enorme em alta nesta temporada tem, também, a ver com isso.
Os babados em camadas apareceram em looks da Chanel, trazendo ainda, a estampa floral para criar mais volume nos vestidos. Com pegada retrô, a Rodarte aposta nas rendas e babados com uma pegada que remete a figurino, complementada por make pesada e acessórios extravagantes, como os enormes chapéus. Mesmo excêntricos, os looks da grife não deixam de ser femininos e delicados.
(por Deborah Couto)