Já faz algumas temporadas que, pouco a pouco, os comprimentos míni vêm ressurgindo nas passarelas das semanas de moda nacionais internacionais. A tendência vem na esteira de um revival dos anos 80, que vem ganhando cada vez mais corpo no universo fashion. Fato é que viemos de muitas temporadas do reinado de uma feminilidade mais romântica -- com predomínio dos comprimentos longos e mídi -- ou de uma moda totalmente esportiva.
Os anos 80, que voltaram a aparecer com muita força nos looks do verão 2019, têm como característica uma feminilidade forte, marcada pelos ombos pronunciados, por exemplo. Os looks curtíssimos revelam pernas que dão passos largos e confiantes. Nos anos 80 as mulheres estavam finalmente provando sua independência e começando a lutar de igual para igual com os homens no mercado de trabalho. Por isso, a época revelou uma necessidade da sensualidade da mulher ter esse aspecto de "armadura", mais rígido, mas sem deixar de ser feminino.
Looks assim são marca registrada, por exemplo, da Balmain, que costuma sempre apostar em uma silhueta arquitetônica. As minissaias (e shorts) apareceram, também, nas passarelas da Louis Vuitton. A coleção de meia-estação da grife (cruise), que foi apresentada em Nova York este mês, foi inspirada na própria Nova York dos anos 80, e trouxe elementos da época, como os cabelos topetudos e volumosos, a make marcadíssima, a modelagem balonê e, claro, o comprimento curtíssimo. O míni aparece ainda em passarelas mais tradicionais, como a da Chanel, que traz uma versão mais sexy e jovem do clássico tailleur de tweed.
Por aqui, as grifes também andam apostando nas pernas de fora. A terceira coleção da Colcci com assinatura da atriz Marina Ruy Barbosa , por exemplo, trazem opções de vestidos (também com um pé nos anos 80) que prometem fazer a cabeça das jovens brasileiras nas noites de inverno. Nos dias mais frios do ano, o truque é lançar mão de meias grossas e um par de sapatos bem pesado (e confortável) para fazer bonito nas pistas de dança. Um exemplo de produção perfeita é o look oitentista da Balmain, com ombros bem marcados, boina e meia calça preta (confira na galeria). Inspire-se para sair linda de minissaia no inverno 2019.
(por Deborah Couto)