Completando 40 anos de existência a Versace vem há algumas temporadas resgatando seu lado icônico tanto através dos looks quanto de quem os veste, como foi o caso de isabel Goulart, que vestiu produção com estampa de 1991. A grife italiana, que foi recentemente vendida pela holding americana de Michael Kors, acaba de lançar em Nova York no último domingo (2) sua coleção de outono 2019. No desfile, não faltaram famosas tanto na passarela quanto na primeira fila, além de criações icônicas da Versace que foram sucesso nos anos 90 e estão novamente na crista da onda fashion. A marca ainda criou os melhores looks do Met Gala de 2018.
A Versace foi criada em 1979 por Gianni Versace, designer de moda que ergueu o império Versace durante os anos 80 e 90. Fazem parte do imaginário da grife um cenário de riqueza e ostentação bem explícitos, uma mulher meio "perua", que aposta em peças que realçam fortemente a sensualidade, com muitas fendas, decotes e modelagens ajustadas no corpo, além de detalhes em dourado (inclusive uma das estampas mais icônicas da Versace), animal print e inspirações na pop art. Gianni, que morreu assassinado em 1997, foi um dos responsáveis pela ascensão -- no início dos anos 90 -- do emblemático time de supermodels que incluía Cindy Crowford, Linda Evangelista, Carla Bruni e outras modelos que representavam a beleza feminina na moda da época.
O desfile do outono 2019 trouxe alguns dos sucessos daquela época e uma atmosfera do fim dos anos 80 e do início dos anos 90. Além da sensualidade explícita em decotes, assimetrias, comprimentos curtíssimos (inclusive a saia mullet, bem típica dos anos 80) e animal print, a marca; hoje comandada por Donatella Versace, irmã de Gianni, investiu ainda em materiais como couro e vinil. Quem se lembra do vestido com alfinetes usado pela modelo (e ex-esposa de Hugh Grant) Elizabeth Hurley em um Oscar dos anos 90? E do look superdecotado de Jennifer Lopez para o Grammy de 2000? As peças ganharam releituras no show. O desfile contou com um novo de time de supermodels, como Gigi Hadid, Hailey Baldwin, Kaia Gerber (filha de Cindy Crowford) e Candice Swanepoel -- que já participaram de campanha anterior da grife -- além de famosas na fila A.
Entre as convidadas, os looks mais clássicos da marca também foram hit. Kim Kardashian, por exemplo, apostou na malha metálica, hit dos anos 90 que retornou aos holofotes este ano, assim como Blake Lively. a malha metálica já foi escolha também de Bella Hadid em evento. Drapeados, mix de estampas e calças com babados, também são clássicos Versace e foram apostas de fashionistas como Tracee Ellis Ross e Paris Jackson, duas representantes da nova geração do pop.
(por Deborah Couto)