Tranças: como não amar? Além de aparecerem em cheio na última Semana de Moda de São Paulo, elas garantem um look fresquinho ao deixar pescoço e nuca livres - sem contar que entregam glamour a qualquer visual básico! É que as tranças vão muito além daquele modelo clássico de rabo de cavalo trançado ou trancinhas duplas, uma sobre cada ombro: além de variar o modelo com a trança espinha de peixe, por exemplo, dá para mixar tranças nos cabelos soltos ou criar a romântica tiara de tranças que pode ser aposta em um look de festa.
Já ouviu falar da trança unicórnio? É aquela feita no topo da cabeça, desde o início da testa, e podem ser fininhas ou volumosas, dependendo do seu gosto. Elas são ótimas para o verão por deixarem os fios da frente presos e o rosto mais fresco, principalmente se você tem franja. O legal é que elas podem ser feitas por quem não dispensa cabelo solto, já que podem ser finalizadas com um rabo de cavalo ou penteado semi-preso.
As tranças laterais são simples e fáceis de fazer, e dão charme e romantismo ao look. No verão, esqueça as tranças megaelaboradas: a dica é fazer o penteado de forma despretensiosa, deixando a raiz frouxa e só usar elástico na hora de finalizar a pontinha. Você pode fazer o penteado quando quiser dar destaque a um maxibrinco ou a um decote ombro a ombro ou tomara que caia, que são queridinhos na estação.
As tranças boxeadoras, chamadas de box braids, são uma dupla de tranças embutidas que viraram queridinhas no look sporty, já que são o penteado padrão das lutadoras! A vantagem é que elas podem ser feitas até em cabelos curtos, já que são tranças embutidas desde a raiz e podem começar nos fios da frente até o final, contornando toda a cabeça. No mesmo embalo, a tiara de tranças é outro modelo que também pode ser feito nos curtinhos, já que começam com os fios da frente, que contornam a cabeça terminando em um coque ou com a pontinha da trança embutida.
(Por Beatriz Doblas)