Quem ama um bom penteado vai ficar feliz com o que surgiu de tendência nas passarelas do São Paulo Fashion Week. Os looks de beleza estão cada vez mais democráticos, respeitando a diversidade das mulheres dentro e fora das passarelas e valorizando a beleza natural de cada uma. Muitos cabelos naturais -- ou com pequenos retoques -- foram vistos entre os looks do São Paulo Fashion Week e do Minas Trend. Nessa diversidade, as tranças ganharam destaque em estilos distintos que extrapolam culturas e tons de pele. No Pinterest, por exemplo, penteados trançados são os mais buscados pelo mundo.
O designer mineiro Ronaldo Fraga, por exemplo, trouxe a cultura judaica e seus símbolos como inspiração para sua coleção de inverno 2019. A beleza da marca envolvia traças emaranhadas no todo da cabeça. Já a estilista Denise Valadares, que desfilou sua coleção no Minas Trend, apostou na valorização da beleza natural de cada modelo. Algumas delas tiveram o cabelo solto e natural trançado só na parte da frente, como um pequeno detalhe para realçar ainda mais o rosto das meninas.
A trança de raiz foi outro estilo que apareceu recorrentemente nas passarelas do São Paulo Fashion Week. Mais do que um penteado, a trança de raiz, também chamada de trança Nagô, é uma herança cultural africana que data de centenas de anos antes de Cristo. Além da mera aparência, a trança de raiz tem a ver com uma representação de identidade que pode envolver religião, parentesco, estado, idade, etnia. Até hoje é assim, os diferentes penteados reforçam a identidade de quem usa. Na passarela da Apartamento 03, por exemplo, o estilo realçou a beleza do casting composto apenas por modelos negras. um estilo parecido de trança marcou também a beleza de algumas meninas na passarela de João Pimenta.
Já em cabelos longos, a trança feita no comprimento -- mais fácil de reproduzir em casa -- foi a escolha de beleza da LED, que teve o nordeste e suas heranças como tema central da coleção. Já a beleza de Patricia Viera, marca especializada em peças em couro, algumas modelos surgiram com uma meia trança de raiz em cada lateral da cabeça presa por um rabo de cavalo com as pontas soltas. A trança é versátil e tem diferentes níveis de dificuldade. Vale a pena descobrir a origem de cada estilo em alta, como a boxeadora, por exemplo, e usá-la como recurso tanto para ocasiões especiais quanto para aquele dia em que os cabelos estão indomáveis. Escolha seu estilo favorito para colocar em prática!