Não é à toa que as tranças se tornaram o penteado mais buscado no Pinterest. Elas viraram referência quando o assunto é cabelo por serem versáteis e, assim como a tendência dos coques altos, podem ser usadas para complementar um visual mais sofisticado, para trazer mais personalidade ao look do cotidiano, ou até mesmo para disfarçar quando os fios não estão no melhor dia. A diversidade e facilidade na produção do penteado, que foi a grande aposta para o cabelo em festival internacional, pode ser a justificativa dele ter ganhado tanto destaque ao aparecer com tamanhos e estilos diferentes. Para se inspirar, o Purepeople separou 10 tipos de fios trançados que atendem a todos os gostos.
Após a busca na internet por cachos ultrapassar a dos fios lisos no Brasil, as box braids, que também são conhecidas como nagô, começaram a dominar o street style. Esse modelo pode ser realizado independente do comprimento do cabelo, pois é trançado desde a raiz com material sintético além dos fios naturais. Sendo com jumbo ou kanekalon, elas podem ser coloridas e a espessura vai variar de acordo com o gosto pessoal.
Com o formato da substância genética, essa trança mistura biologia com cabelo. A nova tendência da internet está ganhando força e, por mais que exija certa coordenação motora, é fácil de fazer. O fato dela trançar os fios no formato espiral é o grande diferencial do penteado.
Como o próprio nome já diz, a trança usada por Lady Gaga para prestigiar uma das maiores premiações de música se assemelha à vestimenta que busca modelar a cintura. O penteado é composto por duas tranças que são unidas por meio de uma fita, que imita o fecho da peça de roupa.
Ao contrário das tranças tradicionais, que reparte o cabelo em três seções, a escama de peixe é feita a partir de duas mechas. Ela é uma ótima opção para quem quer um penteado mais refinado, pois traz delicadeza com um acabamento diferenciado.
Com o cabelo todo preso, esse penteado não exige muita habilidade de quem for fazer. Separando os fios em duas mechas iguais, basta fazer a trança tradicional e prendê-las no topo da cabeça. Além de ter uma aparência que costuma agradar a todos, esse tipo de cabelo trançado pode ser uma opção para economizar tempo e, mesmo sendo simples, pode ornar um look mais elegante.
Esse modelo de penteado deixa o cabelo com uma tiara natural, que é feita com as próprias mechas. Além de poder compor os fios soltos, essa trança também pode ser feita para complementar outros estilos de penteados, fazendo um mix.
Com duas tranças embutidas e bem presas, a boxeadora recebeu esse nome por ser muito utilizada por lutadoras que praticavam o esporte. Elas podem ser feitas do modo tradicional, ou invertida, que passa as mechas por fora e deixa as tranças mais elevadas.
Esse tipo de trança é mais despojado e, muitas vezes, é feito com aplique de cabelo para garantir um resultado mais satisfatório. Apesar de poder dar mais trabalho devido a quantidade de fios, ela é idêntica a uma trança tradicional. A dica para quem tem um corte curto ou não quer colocar o aplique é finalizar a trança deixando as mechas mais soltas.
O efeito cascata deixado pelo penteado se dá pelos fios soltos que passam por dentro da trança. Esse modelo não prende todo o cabelo e costuma ser feito saindo de uma das laterais e indo até a outra. A trança não tem muito mistério e pode ser feita no próprio cabelo.
Como o próprio nome já descreve, esse tipo de trança tem um acabamento no formato de zig zag e costuma ser feita com parte dos fios embutidos. Para fazer, basta iniciar uma trança embutida comum e ir fazendo o desenho conforme o gosto pessoal, deixando as mechas mais soltas no final.
Uma das tranças mais tradicionais, a embutida, já virou tendência no universo da beleza. Apesar de não poder ser feita em todos os comprimentos de cabelo, exigindo um corte médio, ela tem de muitas variações, inclusive fazendo um mix de tranças. Mesmo assim, esse tipo de penteado costuma ser utilizado do modo mais comum.
(Por Fernanda Casagrande)