Carol Trentini, Izabel Goulart, Renata Kuerten, Alicia Kuczman, Emanuela de Paula... Além de modelos consagradas mundialmente, as tops têm em comum um segredinho de beleza: o lutador Eduardo Munrá. Criador do Funcional Fight, treino que une artes marciais a outros exercícios com o objetivo de secar as gordurinhas e definir o corpo, o lutador, faixa-preta em jiu-jitsu, garante: em apenas 20 aulas é possível notar uma grande transformação. "Mas é preciso dedicação, alimentação regrada e foco na aula", fala, em entrevista ao Purepeople.
Quando criou o método, Eduardo Munrá já imaginava que seria bastante procurado pelo público feminino, mas nunca teve a pretensão de virar queridinho das tops. "Todo mundo quer conquistar um corpo magro e sarado. Hoje em dia as mulheres não querem mais ficar bombadas e com coxas grossas", opina.
E foi exatamente esse padrão que atraiu as modelos: "Antes elas eram magrinhas, mas flácidas. De pouco mais de um ano pra cá começaram a desfilar com tanquinhos e isso caiu no gosto de todo mundo". Outro fator crucial que faz com que as tops busquem o exercício, segundo Eduardo, é a guerra contra as temidas celulites: "Noventa e nove por cento das minhas alunas não têm celulite. Nosso método trabalha o corpo todo e queima de 800 a 900 calorias por aula, por isso conseguimos excelentes resultados".
Uma das precursoras do treino foi Izabel Goulart: "Quando ela apareceu sarada e arrebentou no desfile da Victoria's Secret, todo mundo quis saber o segredo. Ela estava treinando comigo. Infelizmente, por causa de nossas agendas, não conseguiu continuar. Mas foi uma ótima aluna", afirma Eduardo Munrá. E completa: "O perfil anoréxico de antes não convence mais. As modelos agora querem ficar definidas e com cara de saudáveis".
Carol Trentini, por exemplo, começou a treinar com Eduardo um mês e meio após o nascimento de Bento, seu primeiro filho. "A barriga dela secou e rapidinho ficou supersarada", comemora.
E para conquistar a barriga dividida em gominhos, Eduardo aconselha treinar uma hora, duas vezes por semana: "Intercalando nossas aulas com corridas na esteira ou outros exercícios aeróbicos". E revela que um dos segredos de sua aula são os exercícios com elásticos, "que trabalham os músculos de dentro pra fora".
Mas na véspera de Semanas de Moda e outros grandes eventos, como o Victoria's Secret Fashion Show, as tops costumam se empenhar mais. "Nesses casos elas chegam a fazer quatro aulas por semana ou até mais. Alicia Kuczman chegou a treinar dez dias seguidos!", revela, descartando o risco de overtraining. "Sobrecarga só se a pessoa fizer outro tipo de exercício durante esse tempo", esclarece.
O investimento para desfilar sarada no verão é alto, de R$ 220 a R$ 280 por hora de aula, mas segundo Eduardo Munrá, compensador. "Emagrecer qualquer um consegue. O desafio aqui é manter a qualidade muscular. E é esse resultado que faz elas me procurarem", finaliza, deixando claro que os homens também frequentam e são bem-vindos em suas aulas, que podem ser individuais ou coletivas.
(Mais) Alunas famosas
Sabrina Sato também já recorreu ao treinador para deixar seu corpo mais magro e definido: "Sabrina é ótima, extremamente simpática. Ela tem um corpão, mas totalmente diferente do estilo das minhas alunas, que querem ficar com as pernas mais finas e definidas".
Apesar disso, treinaram juntos durante algum tempo: "O problema é que nos meus treinos não uso peso, só o do próprio corpo. Pra funcionar tem que ser assim. Mas além de malhar comigo, Sabrina também fazia musculação com um personal. E como temos estilos diferentes, acabou não dando certo. Mas continuamos amigos até hoje", explica.
Carol Celico, mulher do jogador Kaká, procurou Eduardo Munrá assim que voltou a morar em São Paulo. "Ela viu o resultado no corpo das modelos que já malhavam comigo e veio querendo esculpir o seu corpo. O problema é que ela mata aulas", entrega.
E conta, aos risos, que precisa pegar no pé de Carol para motivá-la: "Com ela tem que ser um treinamento militar mesmo. Não posso deixá-la solta que ela arruma uma desculpinha, fica com preguiça. Então, quando ela vem, fico em cima".
(Por Carmen Moreira)