Prestes a voltar ao ar como o gato León da novela "O Sétimo Guardião" , Eduardo Moscovis foi o protagonista de "O Cravo e a Rosa", interpretando o bronco Julião Petruchio. De Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, o folhetim que volta ao ar em janeiro no canal pago Viva foi exibida, originalmente, entre 26 de junho de 2000 a 9 de março do ano seguinte na faixa das seis e era inspirada em "A Megera Domada", clássico de William Shakespeare.
A trama principal retratava a relação divertida e cheia de conflitos do caipira com Catarina (Adriana Esteves), primogênita do banqueiro Nicanor Batista (Luís Melo) e irmã de Bianca (Leandra Leal). A mocinha era considerada avançada para a época, anos 1920, por conta de seus pensamentos feministas. Atualmente, a mulher de Vladimir Brichta, com quem se relaciona há 14 anos, está de férias após brilhar como a Laureta de "Segundo Sol".
Antes de se tornar mulher de Petruchio, Catarina teve vários pretendentes. Todos trazidos pelo seu pai, seguindo uma tradição da época, porém a jovem os colocou para correr. Nessa lista está o jornalista Serafim. O personagem foi vivido por João Vitti, pai de Rafael Vitti, ator que voltará às novelas em "Verão 90" como João, um cantor que conheceu a fama quando criança ao lado do irmão, Jerônimo (Jesuita Barbosa), de quem é rival.
Ao longo dos 221 capítulos, o público se divertiu ainda com outras histórias. Assim como Petruchio e Catarina, também viviam em pé de guerra Calixto (Pedro Paulo Rangel) e Neca (Ana Lúcia Torre), dois funcionários da fazenda do protagonista. A sobrinha dele é Lidinha (Vanessa Gerbelli), que desperta a paixão em Januário (Taumaturgo Ferreira). Mas a jovem vive rejeitando e humilhando o ingênuo caipira.
Se Catarina não demonstrava vocação nenhuma para ser dona de casa, Bianca era bem diferente e mostrava habilidade com bordado e as tarefas do dia a dia. Romântica, a caçula de Batista é proibida pelo pai a ficar noiva ou subir ao altar antes que a irmã.
O que a faz ter desavenças com Catarina. Com o tempo, Bianca se vê apaixonada por Edmundo (Ângelo Antônio). Entre outros, o elenco reunia ainda nomes como Ney Latorraca, Eva Todor - atriz morta aos 98 anos em dezembro passado -, Miriam Freeland, Murilo Rosa, Carlos Vereza e Rodrigo Faro. O então ator e hoje pai de três meninas daria uma guinada na carreira ao trocar as novelas pela apresentação de programas de auditório na Record.
(Por Guilherme Guidorizzi)