Josué (Sidney Sampaio) vai liderar o povo hebreu na conquista do reino de Hesbom, nos últimos capítulos da novela "Os Dez Mandamentos - Nova Temporada". No confronto, o viúvo de Ana (Tammy Di Calafiori) mata o rei Seom (Ricardo Pavão) na trama bíblica da Record TV. A essa altura, Leila (Juliana Didone) já terá reencontrado a família depois de ficar 40 anos naquele povoado.
"Os Dez Mandamentos" entrou, em setembro de 2023, em sua reta final em uma nova reprise e chega ao fim em outubro. A partir do dia 2, "A Terra Prometida" estará de volta na faixa das 15h30. O assassinato de Seom acontece quando Josué exige que o soberano se entrega. Mas ele se nega e parte para cima do filho de Amália (Lisandra Souto).
No confronto, o hebreu enfia uma faca no rei, matando-o. A batalha entre hebreus e amorreus tem início quando o rei avisa a Quenaz (Danilo Mesquita), com quem Yarin (Anna Rita Cerqueira) se casou, que não vai permitir a passagem deles pelo seu reino rumo à Canaã, a Terra Prometida, depois de uma negociação.
Ao saber da decisão de Seom, Moisés (Guilherme Winter) manda Josué reunir seus homens, assustando Leila. É que Baraquias (o nome do ator não foi divulgado), filho de hebreia com Gahiji (Fernando Sampaio) e vendido por Rishon (Roney Vilela) quando bebê, decide lutar na conquista do povoado inimigo.
Quem também se espanta com a decisão dos hebreus são Oren (Alexandre Barros) e Adira (Rayana Carvalho). A midianita fica com medo de perder o marido e o filho Ezequiel (o nome do ator não foi divulgado) na batalha.
Antes da invasão, porém, Josué incentiva seus liderados com palavras de fé, enquanto Seom exige um massacre do povo de Deus. Os soldados amorreus começam a perder o confronto e decidem, então, recuar. Por fim, ao conquistarem Hesbom, os liderados pelo filho de Amália comemoram.
Quando a reprise da novela bíblica chegar a essa altura, o público já terá revisto uma das partes mais importantes: a abertura da terra. Após contestar as vontades de Deus, Corá (Vitor Hugo) provocou a revolta do Criador e acabou castigado ao lado da mulher, Bina (Kátia Moraes). Pela força Dele, a terra se dividiu em duas e engoliu ainda outros revoltosos como Ada (Camila Santanioni). Na web, quando exibida pela primeira vez em 2016 a sequência foi elogiada e criticada. "Fiquei sem fôlego", disse um. "Tosco", alfinetou outro.