Leila (Juliana Didone) vai reencontrar o marido, Gahiji (Fernando Sampaio), e o primogênito, Bezalel (Igor Cosso), nos últimos capítulos da novela "Os Dez Mandamentos - Nova Temporada". Porém a volta da hebreia ao acampamento hebreu só acontece após mais de 38 anos. A judia retorna para o seu povo com Adira (Rayana Carvalho) e com o filho Baraquias (o nome do ator não foi divulgado), vendido quando bebê por Rishon (Roney Vilela).
A novela bíblica da Record TV vem sendo reprisada no segundo semestre de 2023 na faixa da tarde, 15h30, e teve originalmente 66 capítulos. Nesta nova reapresentação não dá para cravar quando essas cenas do reencontro de Leila, Gahiji e Bezalel irão ao ar.
O drama de Leila começa a acabar quando, depois de quase quatro décadas, Lemuel (Ricardo Vandré), à beira da morte, revela que ela é a verdadeira mãe de Baraquias, criado por ele e sua mulher, Siloé (Monalisa Eleno). Passado mais algum tempo, a sogra de Deborah (Pérola Faria) fica sabendo por Oren (Alexandre Barros) que o povo hebreu está próximo de Hesbom e que vão aproveitar a oportunidade para fugir.
Já no acampamento, Bezalel, a essa altura já com seus filhos crescidos, é consolado pela mulher ao lamentar a ausência da mãe, sequestrada por um grupo de homens e, posteriormente, vendida como escrava a Rishon. Ao tentar comandar a fuga, Oren entra em luta contra os soldados de Seom (Ricardo Pavão) e acaba matando-os. Enquanto os homens duelam, Leila, Adira, também raptada no começo da nova fase da trama bíblica, e Baraquias fogem.
Ao rever a mulher depois de tantas décadas, o ex-cozinheiro de Ramsés (Sérgio Marone) não contém a emoção. Em seguida, eles oram a Deus pelo reencontro e a hebreia apresenta Baraquias ao pai. Quem também se emociona e chora é Bezalel.
A caminhada rumo a Canaã não vai ser finalizada por vários personagens do folhetim de Vivian de Oliveira. Além de Corá (Vitor Hugo) e o seu grupo de revoltosos, quem também sucumbe no deserto é Hur (Floriano Peixoto), ao lado de sua mulher, Miriã (Larissa Maciel). Já Arão (Petronio Gontijo) perde a vida depois de subir no Monte Hor, para tristeza de Joana (Rayanne Morais).