Muitos artistas famosos e consagrados foram dispensados ou abriram mão do contrato fixo com a TV Globo nos últimos anos. Juliana Paes e Camila Pitanga são dois nomes famosos da teledramaturgia da emissora que surpreenderam com a decisão de não seguir na casa.
Mesmo que isso não represente mais uma saída definitiva da emissora, como foi o caso de Grazi Massafera, que fez uma participação em "Travessia" mesmo após recusar a renovação com a casa, o fim destes vínculos fixos representa uma mudança expressiva nos moldes de contratação na televisão e abrem precedentes para uma revolução já esperada, onde atores e atrizes conhecidos podem migrar e passear pelas mais diferentes linguagens do audiovisual e explorar mais da liberdade artística.
No entanto, engana-se quem pensa que o elenco da TV Globo está esvaziado após essas saídas. A lista dos que mantêm vínculos a longo prazo com a emissora ainda é grande. Em 2021, por exemplo, houve uma grande leva de renovações de contrato, que garantiu a permanência de grandes nomes, como Paolla Oliveira e Tony Ramos, por mais quatro anos na emissora.
Na galeria de fotos acima, você descobre alguns nomes famosos da dramaturgia da TV Globo que permanecem com contrato fixo na emissora!
Com a onda de demissões na TV Globo e um quadro fixo cada vez mais enxuto, muito se comenta sobre a extinção de vínculos de longo prazo dentro da vênus platinada.
Segundo reportagem da colunista Cristina Padiglione, da Folha de São Paulo, a Globo abrirá mão de exclusividade com os artistas de dramaturgia da casa a partir de 2025, quando uma boa parte dos contratos fixos vencem. A notícia teria sido comunicada por Ricardo Waddington, diretor de entretenimento da emissora, em uma reunião com as estrelas do casting.
Em nota, a TV Globo afirmou que ainda manterá alguns contratos fixos, mas admitiu um momento de flexibilidade dentro da emissora. "A Globo tem ajustado seus modelos de contrato às dinâmicas do mercado, com a possibilidade de fazer contratos por obra ou por período (prazo longo), de acordo com o planejamento de projetos. Entendemos que isso é bom para a Globo, para o mercado e também para os profissionais, pois é uma dinâmica que permite mais liberdade e flexibilidade a todos", diz o comunicado.