Com a era da transição capilar e maior aceitação do cabelo cacheado dentro da sociedade, as box braids começaram a ganhar espaço no universo da beleza, assim como produtos próprios para os cachos. Para quem não sabe, o termo se refere às tranças estilosas e muitas vezes coloridas que, normalmente, são feitas com material sintético além do cabelo natural. Junto com a especialista Maia Boitrago, o Purepeople preparou um manual que revela tudo o que é preciso saber antes de aderir à tendência e quais as diferenças entre os dois tipos de cabelo falso que podem ser usados. "Os materiais disponíveis para trançar junto com o cabelo são jumbo e kanekalon. Para tranças, só esses materiais mesmo", esclarece a trancista.
Com a possibilidade de utilizar dois estilos de cabelo sintético, a dúvida de qual escolher pode acabar atrapalhando o processo e, para que isso não aconteça, Maia detalha as característica dos dois: "O kanekalon é bem mais pesado e brilhoso, enquanto o jumbo é mais leve e mais fosco, dando um efeito mais natural para a trança." Além das diferenças no aspecto, a especialista também comenta que o preço pode auxiliar na escolha. "O jumbo é bem mais caro que o kanekalon, mas o efeito é bem mais natural e eu prefiro jumbo", opina a profissional da área.
Para trazer mais alegria para os fios, uma opção é dar cor às tranças. Ao contrário do que muitos acreditam, o material colorido não afeta o cabelo natural. "Os dois já vêm coloridos e a manutenção das coloridas e das naturais é a mesma", orienta Maia ao acrescentar: "As tranças com cor não prejudicam o cabelo de forma nenhuma, pois o colorido é sintético e não, no cabelo da pessoa. Os fios sintéticos não mancham o cabelo natural e o preço das coloridas muda de acordo com o material usado."
Por ficar com os fios presos durante muito tempo, é essencial que alguns tratamentos capilares sejam feitos quando chegar a hora de refazer as tranças. "Com tempo de duração de dois meses, a manutenção das box é feita nesse intervalo. É preciso retirar as tranças para hidratar o cabelo e cuidar, e é só colocar novamente se quiser, comprando um novo material e trançando novamente", explica a especialista ao ensinar: "Lavar somente com shampoo e secar com secador somente na raiz."
Assim como qualquer outro tipo de cabelo, é possível fazer alguns penteados para incrementar o look mesmo com os fios todos trançados. Além disso, muitas mulheres passaram a aderir à tendência dos hair cuffs, acessórios como anéis que podem ser colocados nas tranças. Especialista e referência no assunto, Maia relembra quais são os mais adorados pelas suas clientes: "Penteados como coques e rabos de cavalo são os mais pedidos."
(Por Fernanda Casagrande)