A tragédia de Petrópolis mobilizou famosos ao redor do país, que não apenas ajudaram como pediram aos seguidores que também se solidarizassem. Juliette e Gil do Vigor, dois grandes nomes do "BBB 21", compartilharam informações sobre doações para que o máximo de pessoas conseguisse colaborar com a causa, assim como aconteceu com a catástrofe na Bahia.
Além deles, Bruno Gagliasso, que se casou em Petrópolis no ano de 2010 com Giovanna Ewbank, também se mobilizou para ajudar, assim como Rodrigo Santoro e Fiorella Mattheis, que nasceram na cidade da Região Serrana do Rio.
"Estou completamente em estado de choque com o que aconteceu em Petrópolis, a minha cidade, cidade em que eu nasci e cresci", lamentou Fiorella nas redes sociais. "Cenário de guerra", definiu a atriz, bastante abalada. "Nesse momento, toda ajuda é bem-vinda", destacou Santoro no próprio perfil do Instagram, compartilhando informações sobre como doar.
Preta Gil, que chegou a cancelar sua participação no Carnaval por causa da pandemia, também se mobilizou pela causa, assim como Luciano Huck , Paolla Oliveira e até Cid Moreira, ex-apresentador do "Jornal Nacional" que também foi criado na Região Serrana do Rio.
A tragédia de Petrópolis começou na tarde desta terça-feira (15), quando passou a chover torrencialmente na região. A quantidade de água provocou deslizamentos, deixou a cidade em meio à lama e matou pelo menos 105 pessoas após o temporal. Mais de 130 seguem desaparecidas, e o número de desabrigados não para de crescer. As informações são do portal "G1".
De acordo com o governador do estado, Cláudio Castro (PL), que está na região, o cenário é o pior desde 1932. "Realmente, foram 240 milímetros em coisa de duas horas. Foi uma chuva altamente extraordinária", avaliou Castro.
Atualmente, existem pontos físicos de apoio tanto em Petrópolis quanto no Rio de Janeiro. Na capital, é possível ajudar na Uerj, Alerj, pontos de trem, barca e de metrô, sedes do Detran, drogarias Pacheco, shoppings, estádios de futebol, escolas de samba, UFRJ, batalhões da Polícia Militar, Rodoviária Novo Rio, Câmara dos Vereadores, sede da OAB e muitos outros. É possível fazer doações de alimentos, roupas e itens de primeira necessidade, além de ração para animais.
Para doar de outros estados, é possível acessar informações do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis.