Homenageado como melhor touro de rodeios do Brasil, o Bandido pode ser visto na reprise de 'América', exibida atualmente no Viva. No folhetim de Gloria Perez, o boi contracenava com Tião, personagem de Murilo Benício. A trama, por sinal, é cheia de reviravoltas ao longo de sua exibição.
A cena mais famosa do "ator" foi a recriação do chocante arremesso do protagonista, que, na vida real, aconteceu com Neyliowan Tomazelli. Em 2001, o peão foi jogado a seis metros de altura durante o rodeio de Jaguariúna. Na novela, o personagem de Benício contracenava com o Bandido e com o seu treinador e empresário, Paulo Emílio Marques.
Apaixonado por rodeios, Paulo Emílio comprou Bandido como um desafio pessoal e profissional. O animal de expressão única, que cavava a terra com os chifres, chamou a atenção do jovem, na época. Diante disso, Bandido tinha uma vida de atleta: fazia exames frequentes, alimentava-se corretamente e treinava com intensidade por meio de caminhadas, natação e pista especial para criar seus pulos.
Entre seus maiores momentos, foi quando o peão Carlos de Jesus Boaventura, em 2001, conseguiu realizar um feito único: montar Bandido por 8 segundos.
No entanto, em 2008, foi descoberto no animal um câncer de pele maligno próximo ao olho esquerdo, deixando-o impossibilitado. Na manhã de 4 de janeiro de 2009, Bandido foi encontrado morto na fazenda Santa Martha, no município paulista de Icém.