A partir do dia 27 de novembro, 'América' chega no Canal Viva em substituição à 'Senhora do Destino'. A trama de Gloria Perez marcou o ano de 2005 com um enredo complexo, mas que resultou em uma ótima média de 49 pontos de audiência.
Embora 'América' se tornasse popular com bordões e personagens cativantes, para mantê-la até o final, a Rede Globo precisou fazer alguns justes antes e depois de sua estreia.
Abaixo, o Purepeople traz as principais alterações da história de Sol (Deborah Secco ), que passou por perrengues reais durante as gravações:
1. Mudança de abertura
Novela ensolarada com abertura sombria não combinava em 'América'. Para dar um ar mais jovial, a equipe trocou a canção 'Orfãos do Paraíso', de Nilton Nascimento pela Soy Loco por ti América, na voz de Ivete Sangalo.
A abertura mostrava os sonhos de Sol para chegar aos Estados Unidos e ao lado do seu amor, Tião (Murilo Benício ). Na segunda abertura, as imagens ganharam um tom mais avermelhado.
2. Mudança de atrizes
Deborah Secco não foi a atriz dos sonhos de Gloria Perez. Antes de chegar à decisão final, a emissora cogitou um carrossel de atrizes para dar vida à protagonista.
Entre as principais sugestões, passaram Claudia Abreu ,Mariana Ximenes , Camila Morgado , Danielle Winitts, Giovanna Antonelli e Regiane Alves .
3. Mudança de diretores
Diversos desentendimentos fizeram com que Jayme Monjardim, que havia trabalho com a autora em 'O Clone', deixasse a direção. Segundo Gloria Perez, Monjardim queria dar um "tom de cinema" para a trama, o que não cabia para o enredo.
Sendo assim, Marcos Schechtman assumiu a direção, deixando-a mais ensolarada e leve. Na segunda metade da história, Sol já aparentava ser mais animada e menos sofredora.
4. Sol não termina com Tião
Após muitos altos e baixos, a direção e a autora perceberam que Sol (Deborah Secco) e Tião (Murilo Benício) não tinham mais nada em comum. Então, eles optaram para que os protagonistas terminassem, respectivamente, com Ed (Caco Ciocler ) e Simone (Gabriela Duarte ).
5. Caco Ciocler como galã
Embora seu papel tivesse imensa importância para a trajetória de Sol, certamente Caco Ciocler não imaginou que ganharia destaques de protagonista.
Ed tornou-se um dos personagens mais queridinhos da trama, e, por isso, encerrou sua participação ao lado da mocinha da história. No início, ele era noivo de May (Camila Morgado), a grande vilã da novela das nove.
6. Beijo de Junior e Zeca
Autores e direção geraram muitas expectativas para os telespectadores no último capítulo de 'América' em torno do beijo entre Junior (Bruno Gagliasso ) e Zeca (Erom Cordeiro).
No entanto, na cena final em que selava o grande amor dos rapazes, a direção resolveu cortar o esperado momento, frustrando o público.