O TikTok está revolucionando a indústria de vídeos pornô. A rede social chinesa que transformou por completo a forma como a gente produz e consome conteúdo parece ter ditado um novo parâmetro para que filmes eróticos ganhem uma identidade mais divertida, criativa e curta, a fim de atrair um novo tipo de público. Plataformas de conteúdo adulto já estão investindo nesse formato inédito, de forma a se adaptar aos desejos do público.
Em entrevista ao portal G1, divulgada na última terça-feira (07), especialistas do tema explicaram o fenômeno do "pornô TikTok". A fundadora da plataforma Tech4Sex, que tem bastante conhecimento sobre sextechs - startups do mercado de bem-estar sexual -, Lídia Cabral, compartilhou seu ponto de vista sobre o caso: "A forma como estamos consumindo todo tipo de conteúdo, do entretenimento às notícias, vem mudando e é claro que muito disso é decorrente da 'tiktokzação'".
"Estamos cada vez mais 'moldando' o nosso cérebro a querer respostas, 'conhecimento' e interações sociais instantâneas", acrescentou.
A profissional ainda destaca que criadores de conteúdo desse nicho estão investindo em vídeos sensuais a partir desse modelo para conseguir atrair usuários para plataformas em que conseguem ganhar dinheiro, como Onlyfans e Privacy.
A estratégia parece estar funcionando, se pensarmos em casos como o da própria Andressa Urach que atingiu um faturamento impressionante com seus filmes para uma plataforma de conteúdo exclusiva.
Ela é uma das que está apostando em fetiches curiosos, que variam desde sexo com anão até fantasias de Halloween para fazer sucesso.
Cabral também sinaliza o risco que essa novidade pode trazer para a sociedade. "Tem questões que podem ser ainda mais agravadas como vício em pornografia, acesso de adolescentes a conteúdos adultos, percepção distorcida sobre sexo ou prazer, entre outras questões", disparou.
O diretor artístico da Mynd, agência de marketing e influência, Julio Beltrão, por sua vez, conta que há uma tendência por parte de muitas pessoas a preferirem conteúdos mais curtos, de forma a absorvê-los mais rapidamente.
Beltrão chegou a enfatizar algumas características dessa nova produção: "Vídeos curtos com elementos visuais vibrantes, edição dinâmica, trilhas envolventes e uma abordagem mais descontraída e autêntica". Por fim, justificou: "Criadores de conteúdo tendem a adaptar seu estilo para se alinharem a essas plataformas, enfatizando a estética moderna".