A quinta temporada de "The Crown " foi marcada pela troca do elenco e salto no tempo de narração da série sobre a realeza britânica, mas não agradou algumas pessoas envolvidas com a família real. De acordo com o jornal The Sunday Times, o príncipe Philip, que faleceu em abril de 2021, cogitou processar a Netflix por causa de um episódio que conta a história da morte da princesa Cecilie, irmã de Philip.
Comentado por uma amiga de longo tempo da rainha sobre a veracidade das informações, o episódio também foi alvo do príncipe. "Eu sei que o príncipe Philip consultou seu advogado sobre isso. Ele estava muito chateado sobre como essa história foi retratada. Ele era humano, podia se machucar como qualquer outra pessoa", contou o historiador real Hugo Vickers.
No episódio, Philip teria insistido para a irmã entrar no voo que causou sua morte. A série narra que o príncipe Andrew, pai de Philip, culpou o marido da rainha pela morte da princesa no acidente aéreo porque ela estava indo visitar o irmão. De acordo com alguns historiadores, esse caso não aconteceu.
Segundo fontes, a série, que deixou de abordar alguns escândalos envolvendo a família real, mentiu sobre a morte de Cecilie. "Ele não teve nada a ver com o que aconteceu, e não houve nenhuma briga com o seu pai. Tudo foi inventado de forma chocantemente maliciosa", explicou a comentarista real Sally Bedell Smith ao Mail.
Lady Anne Glenconner, amiga próxima da rainha Elizabeth II, contou em entrevista ao podcast "Woman's Hour", da BBC, responsável pela entrevista bombástica de Diana em 1996, contou que não está satisfeita com a série da Netflix. Segundo Anne, a série é uma "fantasia completa" e criticou a atuação dos atores.
Anne contou que foi procurada pela atriz Helena Bonham Carter, que interpretou a irmã de Elizabeth em duas temporadas, para ajudar com informações para a série. Trabalhando como dama de companhia de Margaret por 30 anos, Anne aceitou ajudar a atriz, mas se arrependeu.
"Ela veio por cerca de duas horas. Disse a ela como a princesa Margaret fumava, como ela andava", recordou. Após o encontro, Anne viu a atriz e contou que ficou decepcionada com a maneira como a série trabalhou os fatos sobre a família real.
Anne contou que a atriz tentou explicar que era apenas uma atriz seguindo o roteiro de uma série, mas Lady Glenconner continuou sem aprovar a trama da Netflix, mesmo com a produção acertando sobre um fato em relação a Charles.