A atriz britânica Thandie Newton, famosa por seus papéis em "Crash" e "Missão Impossível 2", revelou que foi abusada durante um teste quando tinha apenas 18 anos, enquanto buscava seu primeiro trabalho como atriz. Aos 40 anos, Thandie afirmou à TV americana CNN International que o caso aconteceu com um diretor conhecido e que não reagiu pois o abuso ocorreu em um ambiente profissional.
"Era um teste para um filme e haviam duas pessoas na sala, o diretor e uma diretora de elenco. O diretor pediu pra eu sentar com minhas pernas afastadas - a câmera foi posicionada onde pudessem ver e filmar minha saia - e para colocar a minha perna sobre o braço da cadeira", contou a atriz, continuando: "Antes de eu começar a minha fala, me disseram para pensar sobre o personagem com quem eu supostamente teria o diálogo, como se eu quisesse fazer amor com aquela pessoa".
Mesmo achando tudo estranho, ela achou que realmente era uma audição para um papel, já que até uma mulher estava acompanhando: "Pensei 'por que eu precisaria fazer isso?', mas esse é o diretor, tem a diretora de elenco aqui, isso deve ser normal".
A artista - casada com o produtor Oliver Parker - contou que descobriu que tudo foi de fato um abuso anos mais tarde, quando foi abordada por um produtor britânico em uma festa em Cannes, na França, que se gabava por ter visto o vídeo de seu "teste". Ela disse ainda que as filmagens foram exibidas para outras pessoas da indústria do show business.
Thandie aceitou fazer a revelação como parte de uma campanha internacional para o fim da violência contra as mulheres, o One Billion Rising, mas se recusou a revelar o nome do diretor ou se ele ainda estaria na ativa.