O índice de propagação de doenças mentais sobe a cada ano que passa. É importante notar uma mudança no paradigma atual: cada vez mais as pessoas vêm sentindo solidão, mesmo com as redes sociais, que apenas nos distanciam fisicamente de nossos entes queridos e amigos (um detox digital de vez em quando é uma boa opção ou ainda colocar em prática essas dicas de mindfulness)
A grande dificuldade de conseguir se conectar com outras pessoas é bastante latente em todos os lugares do mundo, e às vezes, a causa disso tudo está no próprio desconhecimento de si mesmo.
Por sorte, muitos dos que sofrem desse mal procuram algum tipo de tratamento. Através de terapias alternativas de autocuidado e a busca pelo autoconhecimento, os processos de cura não ganham os corações de novos adeptos apenas devido às filosofias que seguem, mas também pelo formato diferente das sessões.
O site WeMystic, parceiro do Purepeople, lista seis tipos de terapia alternativa queridinhas das mulheres para praticar
A Deeksha é uma filosofia indiana que tem o amor, alegria, foco e união como principais objetivos. A prática indiana consiste na doação de energia de uma pessoa para outra. A intenção é despertar a mente dos indivíduos receptores. Os doadores são denominados deeksha givers, e é necessário que eles passem por um curso preparatório para exercer a função. O curso tem a duração de um fim de semana.
Os resultados da terapia podem ser observados a longo prazo, e os receptores dizem que a prática trouxe melhoras nas doenças físicas e psicológicas. As sessões semanais deste exercício são o suficiente para obter resultados.
A ginecologia natural visa colocar em prática uma nova visão a respeito da saúde íntima feminina. Segundo a linha, a humanidade é parte integrante da natureza. A humanidade, devido ao seu desenvolvimento exacerbado, perdeu essa conexão ancestral, mas a essência continua fazendo parte do espírito humano. Sendo assim, para a ginecologia natural, a retomada de certas atividades teria caráter terapêutico, pois resgata antigas sabedorias.
Um exemplo de retomada dessas sabedorias está na celebração do ciclo menstrual e do sangue da menstruação. Para os praticantes, a natureza é formada por ciclos, e assim, o sangue que veio da Terra deve retornar à Terra, fazendo com que os componentes cumpram sua missão e possam enriquecer outro lugar.
Outro aspecto interessante da terapia é que as consultas possuem um formato diversificado, diferente das tradicionais idas ao ginecologista. A escuta é uma parte muito importante do tratamento, pois a especialista saberá conduzir a conversa e entender os traumas da paciente. Após a consulta, são indicados alimentos e ervas e chás. Há também sessões em grupos, nas quais as mulheres realizam um trabalho de cura uma nas outras.
As Barras de Access é uma terapia que enxerga o paciente como um ser completo, e por conta disso, leva em consideração nossos valores, nossas crenças e nossos aprendizados. Tudo isso faz parte de uma identidade, entretanto, por causa disso, também temos nossos próprios traumas e questões pessoais, que podem ser a chave do desenvolvimento de uma depressão ou episódios de ansiedade.
Para tratar alguma questão é necessário entender que há 32 pontos cerebrais que atuam no acesso à consciência. Esses 32 pontos são materializados na terapia, e através de blocos de tijolo, o paciente tem um contato mais físico com seus problemas.
O praticante vai criando a noção de que todos os preconceitos, confusões, sensações e julgamentos foram construídos ao longo da vida. Portanto, impasses como sexo, dinheiro, corpo, poder são simbolizados pelas estruturas de tijolo. A partir disso, o intuito é quebrar as barreiras a fim de se libertar de construções socialmente impostas.
O Visagismo está extremamente relacionado com a expressão estética de cada indivíduo. A partir dessa premissa, é observada a totalidade do cliente, combinando com o momento vivido e o que ele deseja expressar. O atendimento é feito em duas partes: em primeiro lugar, o cliente é ouvido, ele conta sua história e exprime seus desejos. Na segunda parte, o corte de cabelo é feito.
A premissa pode ser interessante porque não apenas o exterior é levado em conta, mas também o atual estágio da vida. Externo e interno se combinam para a realização do corte. É prezado, principalmente, o indivíduo em sua integralidade ética e estética.
Estufa Life é uma prática cujo objetivo consiste em naturalizar os talentos naturais do praticante. É indicado para pessoas tímidas, com dificuldade em mostrá-lo para o mundo. Pode ser realizada individualmente ou em grupo, e utilizando de técnicas como mindfulness e reflexão guiada, essa terapia procura tornar seus adeptos independentes, autoconscientes, sendo capazes de desatar os próprios nós.
A vantagem dessa terapia é a durabilidade. Com a metodologia dividida em três partes - a saber, a primeira sobre autocuidado, a segunda sobre a importância do outro e a última visando o impacto do indivíduo na natureza - cada uma possui a duração de dois fins de semana. Por fim, um retiro no campo.
A Kundalini Yoga é uma prática ancestral, visando atingir a consciência dos nossos desejos. O praticante adquire conhecimento dos chakras corporais em workshops - geralmente são três horas sobre três chakras. Ou então pode optar pela versão individual ou em dupla da terapia. Nessa modalidade, cada aula foca em um chakra e nos desejos do aluno
Além disso, podem ser repassados exercícios de respiração, mantras, movimentos corporais para instigar uma mente clara, consciente e corajosa.
(Texto por WeMystic)