Não é só no mundo da moda que as tendências existem: no autocuidado, diferentes tratamentos e cuidados para pele, do rosto e corpo como um todo, também ficam mais evidentes.
Em 2022, tais procedimentos vem de encontro a três fenômenos que marcaram 2021: Tech Neck, Maskne e o Efeito Zoom. Será que você se identifica com algum deles? Quer saber como tratá-los? Confira mais detalhes a seguir!
O tech neck é o resultado da má postura cervical devido a um longo tempo de inclinação do pescoço ao utilizar dispositivos eletrônicos. O "pescoço tecnológico" ocasiona alterações na saúde da pele, podendo formar rugas no pescoço.
Dentre as opções para um tratamento estético contra a flacidez corporal e facial, está a aplicação do bioestimulador de colágeno à base de ácido poli-L-lático com indicação de uso para rosto e corpo, Sculptra.
"É uma excelente opção para quem busca a prevenção, além de recuperar a firmeza da pele. A substância pode ser aplicada em algumas regiões do rosto, no pescoço, abdômen, coxas, joelhos e glúteos. E, por ser pouco invasivo, a recuperação pós-procedimento é muito tranquila, sem necessidade de afastamento médico", indica a dermatologista Tábata Yamasaki.
Maskne, por sua vez, foi um termo cunhado para se referir ao aumento de acne no rosto provocado pela oleosidade trazida pelo uso frequente de máscara.
"Ao usar máscara por muito tempo, a região acaba ficando úmida, quente, causando uma certa fricção na pele. Isso acaba alterando a microbiota natural da nossa pele – coleção de microorganismos presentes na pele-, propiciando uma condição favorável para o aparecimento de acne. Além disso, a pele fica mais oleosa, sendo mais comum o aparecimento de espinhas e cravos indesejados", comenta a médica.
Aqui, um aliado certeiro é o ácido hialurônico, na versão injetável ou dermocosmética. "Skinboosters agem promovendo hidratação nas camadas mais profundas da pele (onde os cosméticos não conseguem atingir). Além disso, existem diversos estudos que comprovam melhora da elasticidade, textura, cicatrizes de acne e luminosidade da pele", explica a especialista sobre a versão aplicada em consultórios.
O conceito "Efeito Zoom" também terá reflexo no autocuidado em 2022! Ele surgiu por conta das inúmeras videochamadas durante o dia e o recorrente hábito de ver seu próprio reflexo nas telinhas. "Durante a pandemia, passamos a olhar mais nosso reflexo no espelho e nas próprias telas de aparelhos eletrônicos. Tivemos mais contato com a nossa imagem e passamos a observar mais a nossa aparência", analisa.
"Muitos pacientes me procuram, pois observaram algumas questões na face que pretendem suavizar ou realçar, por conta desse hábito de olhar-se mais. No entanto, é nosso papel mostrar ao paciente o que é uma necessidade real, para que a naturalidade e a história de pele de cada um sejam preservadas", ressalta a dermatologista.
Para ficar em dia com os cuidados com a pele em 2022, não deixe de acompanhar as novidades de beleza e wellness do Purepeople!