Em "Viver a Vida" (2009), Taís Araújo fez história como a primeira Helena negra e jovem de Manoel Carlos. "Claro que eu celebrava isso, mas na época eu trabalhava tanto e estava tão focada em fazer o trabalho bem que não tinha tempo de pensar. Hoje eu paro, penso mais friamente e vejo como foi um passo importante para a sociedade brasileira ter uma protagonista negra", disse a atriz em entrevista ao site oficial da TV Globo.
Agora, quando "Em Família", a última novela de Maneco está prestes a estrear, Taís relembra as dores e as delícias de ter vivido esta personagem icônica. "Quando eu li que o Maneco tinha pensado em mim para o papel, falei para mim mesma: 'Não estou acreditando que isso está acontecendo na minha vida!'. E eu fui muito feliz, muito a fim de fazer, celebrando e querendo que desse certo", garantiu.
Mas nem como nem tudo são flores, Taís Araújo conta que se abalou com as críticas que recebeu na época: "Durante a novela, recebi críticas que me fizeram acreditar que a minha carreira iria acabar naquele momento. Após 16, 17 anos de carreira, eu disse: 'Vai acabar!'. E nada! Foi a personagem que mais me fortaleceu".
Apesar do sofrimento que afirmou ter passado, a atriz disse que não pensaria duas vezes em aceitar novamente este papel. "Com os olhos fechados, eu passaria por todo o sofrimento. Foi uma personagem que me amadureceu, que me fez olhar de outra maneira para a minha profissão, que me fez enxergar que tinha que me reinventar", contou.
Taís acredita que, se fosse hoje, sua Helena seria bem diferente: "Faria ela mais popular, mais próxima do público. Obedeço 100% do que o autor pede para eu fazer, mas é claro que o fator da minha criação pesa, e hoje em dia está muito mais forte do que era, até por segurança profissional mesmo. O tempo vai passando, e você vai tendo cada vez mais segurança de tentar fazer diferente, arriscar mais. Com essa personagem, eu conquistei a coragem de arriscar sempre. Quando acabou a novela, falei: 'Agora acabou a palhaçada! Eu vou arriscar sempre!'".
A nova Helena de Manoel Carlos será interpretada por Julia Lemmertz e Taís afirmou que, para ela, vai ser um grande barato assistir: "Eu quero sentar e aplaudir muito a Julia Lemmertz, de quem eu sou muito fã, uma atriz sensacional, muito sensível, muito elegante. Uma das mulheres mais elegantes desse país! Ela é uma das atrizes que mais me emocionam pela simplicidade e a verdade da atuação".
Sobre Bruna Marquezine, que durante alguns capítulos vai viver a jovem Helena, Taís também fez questão de elogiar: "Uma menina que a gente viu crescer e agora já é uma Helena! A Bruna é uma atriz talentosíssima também. Ela começou chorando muito como Salete, na novela do Maneco, e também emocionando a gente. Eu desejo muita sorte a elas", finalizou.