Taís Araújo conquistou o seu espaço na história da teledramaturgia brasileira. A primeira protagonista negra das nossas novelas, ao interpretar "Xica da Silva", na extinta Rede Manchete, a atriz também emplacou personagens principais na TV Globo, como quando viveu uma das Helenas de Manoel Carlos, em "Viver a vida". Neste domingo, data do aniversário dessa carioca, nascida no Méier, zona norte do Rio, o Purepeople faz uma homenagem para celebrar os seus 34 anos.
Desde que ganhou notoriedade na carreira, com o papel de Xica, onde apenas aos 17 anos apareceu seminua em rede nacional e ganhou reconhecimento internacional - até foi eleita pela revista "People" espanhola como um dos 50 rostos mais lindos do mundo -, a atriz coleciona vários visuais. Taís troca de cabelo como troca de roupa, vale tudo por suas personagens. E sempre dá certo! Com os fios cacheados ou lisos, curtos ou compridos, a sua beleza vira assunto e capa de revistas. Dá só uma olhadinha nas fotos que selecionamos e escolha o seu look favorito! E, de brinde, confira dois trechinhos da novela "Xica da Silva" e veja Taís, aos 19 anos, recebendo das mãos de Silvio Santos o Troféu Imprensa de Revelação do Ano pelo trabalho.
Um pouco mais da aniversariante:
Casada com o ator Lázaro Ramos , ela deu à luz seu primeiro filho João Vicente em junho de 2011. Filha de um economista e de uma pedagoga, Taís também tem uma irmã médica, chamada Cláudia. A atriz é formada em jornalismo, e pode testar seu talento como tal quando apresentou o programa "Superbonita", em 2006, pela GNT. Ela já participou de 34 produções de TV, entre novelas, séries e participações especiais. No cinema, atuou 8 vezes, tendo destaque quando deu vida à cantora Elza Soares, em "Garrincha - estrela solitária" e Cida de "As filhas do vento", que lhe rendeu o Kikito de Ouro de melhor atriz no Festival de Cinema de Gramado, em 2004.
Por todos seus feitos como atriz, por ajudar a divulgar a qualidade das telenovelas brasileiras no exterior e pela luta contra o racismo através de seu trabalho, Taís Araújo recebeu em 2010 a condecoração Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco, uma das mais altas honrarias concedidas pelo governo brasileiro. A atriz recebeu a medalha das mãos do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Sua última novela foi "Cheias de charme", em que fez sucesso com as Empreguetes ao lado de Isabelle Drummond e Leandra Leal. O trio dividiu o brilho da trama com Cláudia Abreu , que também interpretou uma cantora, só que rival. As atrizes ficaram amigas depois do trabalho e fizeram uma participação especial na gravação do especial de fim de ano de Roberto Carlos .