Valéria Monteiro estreia nesta segunda-feira (19) o programa "O Show da Vida é Fantástico", às 23h, no Canal Viva. Aos 49 anos, a jornalista se sente preparada para o novo desafio na carreira. Ela fez sucesso entre a década de 1980 e 1990 no "Fantástico" e foi a primeira mulher a apresentar o "Jornal Nacional".
Na aração, ela vai receber cantores como Marina Lima, Wanderléa e Biafra. Além disso, ela vai relembrar clipes que foram exibidos no "Fantástico".
Em entrevista ao jornal carioca "Extra", Valéria disse que acha muito complicado lidar com a ditadura da beleza na atualidade. "Há uma pressão de consumo que não acho justa e uma expectativa de que você esteja impecável mesmo fora do ar. A preocupação maior deveria ser com a saúde".
"Tento não detonar na hora de comer e beber. Luto contra a preguiça e malho todo dia. Batalho com a minha filha também para ela entender isso. Se superamos esse sentimento para ganhar dinheiro, por que não para ter saúde?", completou a jornalista que posou sensual para a "Playboy" em 1994.
Valéria se sente uma pioreira por ter sido a primeira mulher a comandar o "JN" e tem muito orgulho do seu passado.
"Quando cheguei ao jornalismo, não existia maquiador, figurinista e cabeleireiro para a gente. Eu ficava de rolinho no cabelo na redação. Embora a notícia seja mais importante, acredito que a falta de cuidado com a estética tira o foco do que está sendo dito. Uma pessoa bem arrumada ajuda na credibilidade. Tive a oportunidade de batalhar por coisa que antes eu julgava impossíveis. O país era muito machista naquela época", disse ao canal Viva.
Durante o período em que ficou longe da televisão, Valéria morou com a filha, Vitória, atualmente com 24 anos, em Nova York. Fora do país, ela trabalhou nos canais NBC e Bloomberg. Ela voltou ao Brasil em 2002, montou uma produtora e investiu em projetos independentes. "É complicado refazer a carreira. A chance que me deram lá se mostrou difícil no Brasil".