Após o nascimento do segundo filho, Zé Vaqueiro informou, através de um comunicado, que o bebê precisou ficar internado na UTI. Arthur, fruto do relacionamento do cantor com Ingra Soares, nasceu com Síndrome de Patau, uma condição congênita e sem cura.
Além de Arthur, Zé Vaqueiro também é pai de Daniel, 3, e tem uma enteada chamada Nicole, de 13 anos. Em um comunicado nas redes sociais, o cantor informou que cancelou alguns shows para ficar ao lado da mulher e do bebê.
Segundo o ginecologista obstetra César Patez, a Síndrome de Patau é uma condição genética que afeta os cromossomos no momento da formação da criança.
"Esse problema ocorre durante a formação do embrião, devido a uma falha na divisão dos gametas, o que resulta em um cromossomo extra no par 13. É considerada uma condição rara, afetando mais frequentemente o sexo feminino, mas também pode ocorrer em bebês do sexo masculino, em proporção de aproximadamente 1 a cada 5000 nascimentos", explica ao Purepeople.
Apesar dos esforços, ainda não há cura para a Síndrome de Patau. A condição pode levar a alguns problemas associados na criança, como defeitos abdominais, malformações auditivas, renais, cardiorrespiratórias e no sistema nervoso, microcefalia, presença de dedos a mais nas mãos, dentre outras.
"O tratamento para essa síndrome é direcionado principalmente para tratar as comorbidades associadas que a criança possa apresentar. Esse tratamento tem como objetivo oferecer o suporte necessário para garantir o melhor conforto possível ao paciente. Infelizmente, ainda não existe um tratamento específico para a síndrome em si, e a sobrevida geralmente é baixa", indica o médico.