Ingra Soares, esposa do cantor Zé Vaqueiro, deu à luz Arthur nesta segunda-feira (24), em um hospital de Fortaleza. Em comunicado divulgado à imprensa, a equipe do artista informou que o bebê está internado na UTI por conta de uma má formação congênita, também conhecida como Síndrome de Patau. O casal já é pai de Daniel, de 3 anos; a influenciadora tem mais uma filha, Nicole, de 13 anos, de um relacionamento anterior.
Ingra está bem e já recebeu alta. Por conta do estado de saúde do bebê, Zé cancelou os shows até o dia 17 de agosto. A equipe do forrozeiro pediu orações aos fãs.
"Neste momento, a família necessita estar unida, cercada de amor e serenidade. Contamos com a compreensão de todos e pedimos que se juntem a nós em orações pelo bem-estar do pequeno Arthur e por toda a família, que agradece antecipadamente o apoio", diz a nota.
A Síndrome de Patau é uma má-formação congênita que acomete o sistema nervoso. Os seres humanos possuem 46 cromossomos, distribuídos entre 23 pares. A enfermidade é caracterizada pela presença de uma trissomia do cromossomo 13, ou seja, quando tem três cromossomos neste grupo, o que configura uma falha genética. O distúrbio é raro e ocorre devido a problemas na divisão celular do zigoto, formado pelo óvulo e pelo espermatozóide.
A Síndrome de Patau pode ser identificada durante a formação do feto, em exames pré-natal. Não existem fatores de risco que determinam a possibilidade de o bebê nascer com a enfermidade; são raros os casos em que são herdados do pai ou da mãe. Entre as possíveis consequências do distúrbio, estão doenças renais, problemas coronários, atraso mental, malformações de membros ou órgãos e microcefalia.
A doença não tem cura e a expectativa de vida não é alta para bebês que nascem com a enfermidade. Existem casos de pacientes que chegam aos 10 anos com acompanhamento médico multidisciplinar, mas há, também, recém-nascidos que vêm a óbito em poucas semanas.