Silvio Santos quer afinar ainda mais sua ligação com Edir Macedo. O dono do SBT que se tornou sócio do proprietário da TV Record em um novo canal de TV a cabo planeja agora a união da área comercial das duas emissoras. Band e RedeTV! também seriam chamadas para integrarem o projeto. A informação é do colunista de TV Daniel Castro, nesta terça-feira (11). Silvio apresentou sua proposta a Edir durante a visita que fez ao líder religioso no Templo de Salomão, há duas semanas.
De acordo com o jornalista, o marido de Iris Abravanel acredita que juntas SBT e Record emissoras teriam uma participação maior no mercado publicitário. Assim, iriam aumentar seu faturamento e fariam a TV Globo arrecadar menos. Hoje em dia, a emissora carioca soma de 75% a 85% do mercado publicitário em termos de TV aberta. Somadas, as redes de Silvio e Edir não chegam a 20%.
Segundo o colunista, as concorrentes da Globo acham a divisão injusta, uma vez que a rede de Roberto Marinho não tem mais do que 35% da audiência. Com a união, o mercado investiria 30% nas emissoras de Silvio e Edir, acreditam executivos ligados ao pai de Patricia Abravanel. O percentual corresponderia ao atual índice de audiência dos dois canais.
Band é contra o negócio
Pela proposta do apresentador, as quatro emissoras apresentariam estariam unidas em uma única estrutura comercial. Elas continuariam com seus diretores da área comercial, contudo a empresa a ser criada seria a responsável pelas vendas dos espaços publicitários e do relacionamento entre agências e anunciantes.
O projeto aconteceria da seguinte forma: a tal empresa iria propor vender os anúncios de acordo com a audiência somada das quatro redes. Ou seja, se Record, SBT, Band e RedeTV! somam 50% da audiência, os anunciantes teriam que investir 50% de sua verba para a televisão nas quatro emissoras. Caso não aceitasse, seria impedido de anunciar em todas elas.
Caso a sugestão de Silvio Santos vá em frente, a emissora do Morumbi não deve se tornar parceira do negócio. De acordo com o colunista, críticos afirmam que uma marca não gostaria de ter que anunciar na Band só porque quer fazer propaganda em programa do SBT, e vice-versa. Assim, as quatro redes iriam se autossabotar. Até os favoráveis à proposta dizem que ela precisa ser amadurecida para ir adiante.
Silvio é alvo de Xuxa
Enquanto o dono do SBT apareceu dando entrevista no "Domingo Espetacular", Xuxa tem o sonho de ter o apresentador em seu programa na TV Record, cuja estreia será na próxima segunda-feira (17). Para realizar o seu sonho, a eterna rainha dos baixinhos propõe ceder seu nome para a linha de cosméticos Jequiti e participar do encerramento a maratona "Teleton".
(Por Guilherme Guidorizzi)