Shows e eventos foram cancelados desde o início da pandemia do coronavírus. Assim como outros famosos, Leandro Hassum encontrou uma solução para continuar levando diversão ao público: apresentação drive-in, opção de entretenimento fora de casa com riscos de contágio minimizados. O humorista apresentará seu solo de stand-up comedy aos públicos de São Paulo, no dia 12 de julho, e Rio de Janeiro, nos dias 17, 18 e 19 do mesmo mês. "É importante para a gente como comediante nesse momento estar levando um pouco de alegria para suavizar a dor de muitas pessoas, que é isso que a comédia faz, e se juntar a pessoas e times que estão cuidando de todos os procedimentos, seguindo todas as normas de higiene e proteção", fala ao Purepeople.
Hassum aponta também os desafios de fazer um show de comédia durante o isolamento social. "O grande desafio é saber que você está trabalhando em um ambiente seguro. Lógico, 100% a gente nunca tem, mas vamos em busca desses 100% sempre para ter segurança e de alguma forma levar alegria nesse momento que tem pessoas preocupadas com tanta coisas – financeiro ou saúde –, e vendo notícias negativas. Que a gente consiga levar um pouco de esperança e que seja 01h30 para esquecer os problemas e sorrir um pouco", comenta.
Segundo Leandro, ele precisou se adaptar ao "novo normal". "Fui obrigado a cancelar a estreia do meu novo show (no dia 3 de abril, em São Paulo) e percebi que seria um momento muito difícil, que as salas de teatros, assim como as de cinemas, seriam as últimas a voltarem por serem ambientes fechados e para evitar aglomerações. Lembrei que em 2008 fiz um show em Boston em um drive-in desativado. Obviamente que as pessoas estavam fora dos carros, mas não deixava de ser um drive-in e eu falei: 'Por que não retomar já que estamos vivendo um momento em que os anos 80 está tão falado? Por que não experimentamos?'. Acho que pode ser uma tendência que vem nesse momento, como uma das soluções para a cultura, e pode ser uma forma do artista expressar sua arte", avalia.
Hassum antecipa ainda detalhes sobre suas performances: "Vou fazer os hits de todos os shows que já fiz. Cenas que tenho certeza que o público gosta, que está saudoso, que vai rir e se divertir. O comediante precisa muito da resposta do público, que é o sorriso e o aplauso. Como talvez eu não escute isso do palco porque as pessoas vão estar dentro dos carros, eu vou no que já é sucesso, que eu sei que vai dar certo. Vai ter os clássicos de todos os meus shows até hoje, com as histórias da religião, da minha mãe, história de família. Lógico que vou brincar com esse momento do isolamento. Não falar sobre a doença, porque isso a gente não aguenta mais falar, mas, sim, das curiosidades que aconteceram na minha quarentena e que provavelmente muitos vão se identificar porque gosto desse humor de identificação".
Para se comunicar com plateia em cima do palco, Leandro entrega a estratégia. "A única coisa que eu vou falar é 'gente, se quiserem rir, pisquem o farol. Para aplaudir, buzinem'. Tentar brincar com os carros, com os técnicos, com as pessoas que estarão filmando também. Vou tentar me virar, sou um cara do improviso, gosto de desafios, vai ser legal! Vou dar o meu o meu melhor durante o show para que as pessoas saiam de lá um pouco mais leve", garante. Pensando no conforto do público, Hassum adianta: "Terá um Qr Code para ter acesso ao cardápio e você receberá o alimento de forma higienizada dentro do carro, com toda segurança. Você também consegue agendar o horário para ir ao banheiro para evitar aglomeração".
(Por Patrícia Dias)