Musa da TV brasileira na década de 70, Djenane Machado ficou marcada por bons papeis, seja em novelas ou séries. Os fãs da artista podem revê-la em 'Estupido Cupido' (1976), pelo Globoplay. A novela faz parte do Projeto Fragmentados, e conta com nomes como Francoise Fourton e Leonardo Villar, ambos artistas que também já faleceram.
Conhecida também pela primeira Bebel de 'A Grande Família', em 1972, a atriz faleceu em 23 de março de 2022 aos 70 anos. Desde seus últimos sucessos na telinha, pouco se viu sobre Djenane Machado, isso porque a veterana enfrentou durante décadas o vício em drogas e álcool.
As dificuldades em atuar por conta do uso excessivo dos entorpecentes levou a uma enorme redução de convites de trabalho. Na época de 'A Grande Família', por exemplo, chegava atrasada constantemente, o que a fez pedir para deixar o elenco, sendo substituída por Maria Cristina Nunes, na segunda temporada.
Após a exibição de 'Ciranda de Pedra', Djenane encerrou a carreira na Manchete, se afastando completamente da mídia. "Djenane era uma moça bem nascida, falava vários idiomas, poetisa, inteligente. Uma pena que tenha deixado a carreira", lamentou Ney Latorraca em entrevista ao jornal O Globo.
Djenane Machado não é o único exemplo de personalidade que sucumbiu à tristeza nos últimos anos de vida. Sebastião Vasconcellos, que pode ser visto como Floriano em 'Mulheres de Areia ' na tardes da Globo, sofreu de depressão ao longo de sua carreira.
O ator entrou em depressão a partir de sua demissão da Globo, em 2004, seguiu com alguns trabalhos na Record TV, porém não se sentia feliz. Após diversas internações, por problemas de saúde, além do estado avançado de depressão, um dos simpáticos personagens da novela de Ivani Ribeiro morreu aos 86 anos, em 15 de junho de 2013, no Rio de Janeiro.
Veja abaixo a publicação com uma das últimas imagens da atriz nas ruas do Rio de Janeiro. Material fotográfico produzido pelo jornal Extra: