Taís Araujo falou sobre os bastidores de "Xica da Silva", que protagonizou na TV Manchete em 1996, e revelou que teve um conflito com Walcyr Carrasco, autor da novela, ao negar-se a fazer determinada cena de sexo da trama.
Taís participou da bancada de entrevistadores do "Roda Viva", conversou com Zezé Motta sobre a personagem que ambas já interpretaram e expôs a situação difícil que vivenciou no set de filmagem.
O relato de Taís de que teria levado uma bronca nos bastidores da novela quando se recusou a gravar a cena íntima surpreendeu Zezé. "Meu Deus, que loucura. Sabe que essa história que você contou, eu nunca soube?", comentou a veterana, que interpretou Xica no filme de mesmo nome, lançado em 1976. Em seguida, Taís engatou em sua pergunta para Motta.
"Eu quero saber de você, quem foi Xica da Silva", questionou a mulher de Lázaro Ramos, com quem protagonizou ensaio nu para revista. "Foi uma mulher fantástica, empoderada, corajosa, à frente do seu tempo. Mas sempre encontram uma coisinha para criticar, né?", respondeu Zezé. "Tem gente que não percebe porque fica só na parte erótica, mas ela teve atitudes muito interessantes também", completou.
Walcyr negou ter escrito cena de sexo anal para Taís Araujo e rebateu a intérprete. Ele questionou o depoimento da atriz e lembrou que não teve contato com o elenco. Para escrever a novela, Carrasco usou o pseudônimo Adamo Angel, já que era contratado do SBT.
"Eles nem mesmo sabiam meu nome. Só no final da novela os conheci em uma única passagem pelo estúdio. Nunca soube sequer dessa cena. Eu só escrevia. Mas acho que essa cena nunca existiu, eu certamente não escrevi", declarou ao "NaTelinha".
Na época, Taís disse à "Folha de S.Paulo" que não gostaria de interpretar Chica da Silva pelo ponto de vista erótico. Walcyr argumentou afirmando que seria ingênuo negar que uma mulher negra e do garimpo não passaria pela cama do homem que a atraísse.
"Ela aceitou o papel, onde sabia das cenas sensuais e concordou com isso. Então, não vejo sentido no que ela está dizendo. Mas eu não estava no set de gravação, não posso opinar sobre pressões que ela alega ter sofrido ou não. Lamento muito se ela ficou com uma cicatriz. Dor é dor", completou.