Gisele Bündchen é a modelo mais bem paga do mundo, mas revela que não conseguiu realizar um sonho: ser paquita! Em entrevista ao programa "Mais Você", a über model declarou que, assim como várias meninas nos anos 80 e 90, também sonhava ser assistente de palco de Xuxa Meneghel no extinto "Xou da Xuxa", que foi sucesso na TV Globo.
O Purepeople ficou saudoso e resolveu procurar por onde andam as 29 meninas que ocuparam as cobiçadas vagas, começando em 1984, quando Xuxa ainda apresentava o programa "Clube da Criança", na extinta TV Manchete. Algumas delas se tornaram atrizes de sucesso como Letícia Spiller, - que está no ar na novela das seis "Boogie Oogie" -, Bianca Rinaldi, Juliana Baroni e Monique Alfradique. Mas muitas delas decidiram se manter longe da fama como Diana Dantas e Flávia Fernandes, que se tornaram advogadas e hoje preferem o anonimato.
Também tem quem se aventura na carreira política como Cátia Paganote, que pode ser vista na TV no horário eleitoral pleiteando uma vaga de deputada estadual pelo Rio de Janeiro. Já Ana Paula Almeida enveredou pelo caminho de Gisele Bündchen e tenta a carreira de modelo plus size.
O nome "Paquita" surgiu há 30 anos quando a empresária Marlene Mattos criou um boneco papagaio para entreter as crianças que frenquentavam o programa e convidou Andréa Veiga para fazer o papel de namorada do novo mascote.
No ano seguinte, houve a necessidade da contratação de uma segunda assistente e a escolhida foi Heloísa Morgado, que ganhou o apelido de "Paquita 2". Em 1986, quando Xuxa foi para TV Globo, Marlene resolveu realizar um teste para encontrar novas meninas para auxiliá-la no palco. Então vieram Andréia Faria, a Xiquita Sorvetão, e Louise Wischermann, a Pituxa Alemã. Ana Paula Guimarães e Luciana Vendramini, então, fizeram testes para a terceira vaga. A primeira foi a escolhida para ser "Catuxa".
O auge
Em 1988, ser paquita já era considerado uma profissão e se transformou no maior sonho de inúmeras adolescentes brasileiras. Nessa época o grupo composto por Roberta Cipriani (Xiquitita Surfista), Tatiana Maranhão (Paquitita Loura), Priscilla Couto (Catuxita Top Model), Ana Paula Almeida (Pituxita Bonequinha), Letícia Spiller (Pituxa Pastel), Cátia Paganote (Miuxa Bruxa) foi lançado no mercado fonográfico. Elas se apresentaram pela primeira vez no "Xou da Xuxa Especial 3 anos" cantando a música "Fada Madrinha" (É tão bom) e o sucesso foi imediato.
Além da faixa "Fada Madrinha", outros sucessos como "Alegres Paquitas", "Um Ano Sem Você" e "Playback" também caíram no gosto do público. O álbum atingiu a vendagem de 800 mil cópias.
A partir daí foram vários concursos para substituição de paquitas. Tiveram as paquitas "New Generation" e "Geração 2000". O sucesso do grupo perdeu o fôlego em 2002, quando ele foi extinto após o fim do "Planeta Xuxa" e, consequentemente, da parceria de Xuxa e Marlene Mattos.
Em 2006, as diversas gerações de paquitas se reencontraram no programa especial em comemoração os 20 anos de contrato de Xuxa com a TV Globo. Mas a reunião parece não ter conseguido aplacar as saudades dos fãs, que sempre pedem um revival do grupo pelas redes sociais.