Com a mudança da estação a pele também precisa de uma nova rotina de cuidados! Devido à temperatura mais fria, o inverno é o momento do ano em que é necessário incrementar hábitos no cotidiano para que a pele permaneça bonita e impecável. Para ajudar nesse processo, o dermatologista Thales Bretas, em entrevista à revista Ela, do jornal O Globo, explica 5 dicas infalíveis para garantir a saúde da derme nesse período. Confira!
Em uma época que as temperaturas já estão naturalmente mais baixas, ter coragem para lavar o rosto com água fria não é a tarefa mais fácil de todas! Contudo, o dermatologista estimula esse hábito para que a pele fique mais protegida. "Lave o rosto na pia, sempre com água fria mesmo, a mais gelada que puder. É importante deixar o banho quente apenas para o corpo. É que a água quente e mesmo a morna dos banhos demorados retira toda a camada lipídica da pele".
Há quem mude completamente a rotina no inverno e inove tanto no estilo, como também nos cosméticos para a pele quando se muda de estação, contudo o médico esclarece que não é necessário descartar os seus produtos e sim adicionar alguns novos. "Não precisa se desfazer dos seus cremes habituais, mas é bom acrescentar um óleo corporal como o de amêndoas ou de uva na mesma proporção que o creme e espalhar pelo corpo após o banho. A pele ganha um brilho especial".
Alimento queridinho de Marina Ruy Barbosa, os chás, além de suas propriedades diuréticas também são ótimos para hidratar a pele, o doutor salienta, entretanto, que os melhores tipos ervas para essa função são nas cores claras: "Aproveite o tempo frio para beber chás de clores caras. Além de esquentar, ao mesmo tempo ajudam na hidratação já que no frio podemos esquecer de beber água com mais frequência".
A nécessaire é um item indispensável na vida de muitas mulheres que não saem de casa sem os seus produtinhos favoritos. Contudo, nem sempre há itens para pele nessa seleção. O profissional recomenda que cosméticos com propriedades hidratantes sejam constantemente usados na pele para evitar o ressecamento. "Hidratantes e protetores labiais são importantes. No caso de pele ressecadas indico o uso noturno, antes de dormir. Você acordará com as peles e os lábios novinhos em folha".
O médico, que já falou em entrevista ao Purepeople sobre como prevenir o melasma, que é uma doença de pele relacionada aos hormônios, também indicou o uso de lasers para estimular a renovação da pele. "Se não temos muito sol no inverno, uma boa solução é irradiar a pele com laser. Os ablativos combinam com a estação fria e rejuvenescem muito a pele agredida durante o verão. Uma boa opção é usar, com o devido acompanhamento médico, o laser de CO2 e Erbium".
(Por Helena Marques)