Pele oleosa, mista, normal ou seca: você sabe identificar a sua? Seja qual for o tipo, a pele do rosto é diferente da pele do corpo e, por isso, precisa de uma rotina de beauté específica! O que define o tipo de pele de cada pessoa é a genética, mas fatores como exposição solar, alimentação, estado emocional e até o uso errado de sabonetes ou cosméticos podem alterar temporariamente as características. No Brasil, a maioria das mulheres tende a ter pele oleosa ou mista por causa do clima tropical. Para te ajudar a descobrir tipo da sua pele, nós preparamos um guia com dicas de observação e toque para você entender sozinha e de forma simples. Confira!
A aparência da pele oleosa é bem característica: ela tem um aspecto brilhoso em todo o rosto, tanto na "Zona T", que inclui centro da testa, nariz e queixo, como também nas bochechas e nas laterais da testa. Ela também tem os poros abertos e bem evidentes, o que contribui para o aparecimento de espinhas e cravos. Ao tocar a pele oleosa, a sensação é de "gordura" por causa do excesso de óleo produzido pelas glândulas sebáceas. Os cuidados com a pele oleosa são, basicamente, os seguintes: o sabonete pode ser em gel, que é mais refrescante e menos oleoso do que um sabonete em barra, e pode conter ingredientes esfoliantes para limpar os poros. Vale apostar em um tônico adstringente, para equilibrar a oleosidade, e um hidratante facial de toque seco, para evitar a sensação gordurosa. O protetor solar também pode ser mais sequinho e deve-se sempre remover toda a maquiagem antes de dormir, para que os produtos não se acumulem nos poros.
A pele mista é a mais comum de todos os tipos de pele, e conta com duas texturas, que são a oleosa e a seca ou normal. A parte oleosa concentra-se, quase sempre, na zona "T", que representa a testa, nariz e queixo, apresentando brilho excessivo, sensação gordurosa e poros mais abertos nessas áreas. Já nas bochechas, a pele pode ser normal ou até mesmo seca. Os cuidados são praticamente os mesmos da pele oleosa: um sabonete em gel com propriedades esfoliantes, um creme facial com fórmula leve e mais sequinha e protetor solar com toque seco. Se você tiver as áreas das bochechas secas, capriche no hidratante apenas nessa área.
A pele seca é a menos comum entre as mulheres mais jovens e a mais comum entre as mulheres maduras, já que a produção de água e oleosidade vai diminuindo ao longo do tempo. Sua aparência é opaca, ou seja, não conta com aquele brilho natural da cútis. Ao tocar, sente-se uma sensação áspera. Outra característica da pele seca é que ela pode coçar e até mesmo descamar por causa da falta de hidratação, o que a deixa sensível ao sol, à maquiagem e a outros cosméticos. Para cuidar da pele seca, a dica é apostar em produtos com mais água e óleo, evitando os adstringentes. Sabonetes em barra com substâncias hidratantes, água micelar (que não contém álcool) e cremes faciais a base de vitaminas C e E, por exemplo, são fundamentais.
A pele normal é a mais rara entre as mulheres por não contar com praticamente nenhuma imperfeição e apresentar equilíbrio entre a produção de água e óleo. Ela é confortável ao toque, não apresenta oleosidade, ressecamento ou aspereza, além de ter os poros do rosto bem fechadinhos, o que garante a maciez da pele. Os cuidados incluem sabonetes e hidratantes leves, específicos para peles normais, e cuidados anti-idade, como proteção solar todos os dias e um bom creme anti-rugas e flacidez.
(Por Beatriz Doblas)