Desde que foi difundido, no ano passado, por it girls como Rihanna e Gigi Hadid , o millenial pink (aquele rosinha pálido) caiu no gosto dos fashionistas e não saiu mais da crista da onda. A cor, uma das eleitas pela Pantone como tom do ano em 2017, já foi substituída em seu posto (em 2018 o ultravioleta foi eleito tom do ano), mas permanece no topo entre as tendências favoritas das grifes e celebs. A novidade para 2018 é que o millenial ganhou novas companhias. O pink (ou rosa-choque) apareceu, por exemplo, como trend máxima para os vestidos de festa da Semana de Alta-Costura, em Paris. A cor apareceu dominando looks em desfiles de grifes peso pesado, como a Valentino, a Schiaparelli e a Armani Privé.
Já na última Comic com, em San Diego, as atrizes mais ligadas na moda mostraram que o tom é mesmo uma das principais trends para o tapete vermelho, ao lado do amarelo. E desde que entrou no radar fashion, o rosa vem dominando tudo, dos cabelos aos looks passando pela maquiagem. Musas de estilo como Hailey Baldwin , noiva de Justin Bieber, eLaura Neiva , recém-separada do ator Chay Suede, já mostraram o poder da cor nos cabelos. Já a própria Semana de Alta-Costura, em Paris, trouxe propostas de make usando tons bem fortes de pink.
Símbolo de feminilidade, o tom não é dos mais simples de usar. Enquanto o rosa millenial transmite a mensagem de delicadeza extrema, o rosa-choque traz um ar de "perua" ao look, que torna-se mais chamativo. Mas há truques para que nada disso aconteça. Quando usado em peças de pegada mais masculina, como a jaqueta bomber ou terno, por exemplo, o rosinha claro perde seu aspecto "fofinho", deixando apenas um toque de feminilidade a produção. Já o pink pode ser aplicado a looks com ar mais adulto e com apelo fashion, pois assim perde aquele caráter de "Barbie" que o tom já carrega com ele. Quem não tem medo de ousar, no entanto, deve ignorar todas essas regras e se jogar em uma vida em cor-de-rosa. Não há momento na moda mais propício que esse.
(por Deborah Couto)