Parece um encontro improvável. E de fato é. Quando seria possível imaginar o cantor Zé Ramalho, importante representante do cancioneiro nordestino, dividindo o palco com o Sepultura em uma noite dedicada ao metal, no Rock in Rio? O cantor e os músicos da banda se juntaram no Palco Sunset, na noite que marcou o encerramento do festival, neste domingo (22), e agradou o público metaleiro que lotou o gramado. Ao final da apresentação, era possível ouvir o nome de Zé Ramalho sendo ovacionado pela multidão, demonstrando aprovação da ousada parceria.
O Sepultura deu início ao show às 19h30, cantando sete músicas, incluindo "Dusted" e "Spit", do clássico disco "Roots", lançado em 96. "O metal mostra sua força com dois dias de metal!", vibrou Andreas Kisser, acrescentando que o show foi pensado para celebrar os quase 30 anos de banda e por isso com algumas músicas que não costumam tocar em shows. Antes de chamar o convidado ao palco, Kisser assumiu o vocal na versão de "Da lama ao caos", da banda pernambucana Chico Science e Nação Zumbi, que foi o momento da apresentação que lembrou o seu novo disco solo.
Logo depois, por volta de 20h, ele chamou Zé Ramalho para se juntar ao grupo: "É um grande privilégio dividir o palco com este monstro da música brasileira", disse ele. "É um prazer imenso tocar com a banda poderosa Sepultura", respondeu Ramalho. "Hoje a noite é de Zépultura", brincou Kisser no palco.
Entre as músicas do repertório, eles cantaram juntos "Dança das Borboletas", "Jardim das Acácias" e "Mote das amplidões", da Zé Ramalho, e "Em busca do Ouro", da carreira solo de Kisser e composta com Tony Belloto. Para fechar, "Ratamahata", do Sepultura, e "Admirável gado novo", considerado um hino popular, como a derradeira, que ganhou a voz do público em alto e bom som, provando que metal e MPB pode ter algo em comum.
A apresentação deu fim aos trabalhos no palco Sunset, que reuniu importantes nomes da música neste fim de semana, como Pepeu Gomes, Moraes Moreira e Roberta Sá, Lenine, Ben Harper, entre muitas outras atrações de peso no cenário musical.