A rinoplastia é uma das cirurgias mais realizadas no país, seja para corrigir uma questão respiratória ou mesmo para fins estéticos. Nos últimos meses, famosas se renderam à rinoplastia e muitas mulheres também ficaram curiosas a respeito do procedimento. Afinal, todo mundo pode fazer a cirurgia? Dói muito? É verdade que o nariz perde a sensibilidade? Quem ajuda a esclarecer o que é real e o que é mito sobre a cirurgia é o médico Alan Landecker, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Confira!
Ficar inspirada com o nariz da famosa que você admira e ter expectativas sobre o formato que deseja, mas nem sempre esse desejo pode ser atendido. "Cada paciente tem expectativas e características anatômicas únicas, como a consistência das cartilagens e a qualidade da pele. Esses fatores podem limitar a obtenção de determinados tipos de resultado", explica o cirurgião. Por isso, o ideal é buscar um procedimento que traga um resultado natural, que seja esteticamente possível e com a função respiratória maximizada.
Se a sua busca pela rinoplastia tem a ver com questões funcionais, como desvio de septo ou insuficiência das válvulas nasais, a cirurgia é um caminho. De acordo com o médico, esses problemas podem ocasionar muitos desconfortos, entre eles a dificuldade para respirar e o ronco, mas, quando a rinoplastia é bem feita, o procedimento oferece um ganho considerável nessas queixas.
Não é verdade nem uma coisa nem outra! "A cirurgia de nariz deve ser feita a partir dos 16 ou 17 anos, quando as estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz e da face estão plenamente desenvolvidas". Além disso, o especialista também alerta sobre a pressa em querer ver os resultados. "Eles costumam aparecer em torno de três a 12 meses após a cirurgia, dependendo do caso. O mesmo vale para a evolução e cicatrização de cada paciente".
Se, depois de fazer a cirurgia, o seu nariz não estiver com um resultado satisfatório e possível, você pode fazer uma nova rinoplastia, se assim desejar. No entanto, é preciso esperar 1 ano antes de se submeter a um novo procedimento. "Esse é o menor tempo para que o nariz esteja com o mínimo possível de fibrose e próximo ao resultado final".
Mas fica tranquila que a sensação é temporária! "A sensibilidade costuma retornar após alguns meses da cirurgia". O tempo de recuperação da rinoplastia também varia de cada pessoa. "Pacientes com pele mais fina costumam apresentar menos inchaço, enquanto as grossas e oleosas costumam ficar um pouco mais tempo inchadas". Vale reforçar a importância de procurar um profissional com boa formação, membro da SBCP e apto a fazer a rinoplastia.
(Por Marina Couto)