O que você precisa saber sobre rinoplastia: expert tira as dúvidas!
Publicado em 17 de julho de 2020 às 12:58
Por Marina Couto
A busca por rinoplastia aumentou muito nos últimos tempos. Seja para fins estéticos ou para corrigir problemas respiratórios, o procedimento no nariz precisa ser feito de forma adequada e com segurança, evitando assim riscos durante a recuperação. Quer saber mais sobre a rinoplastia? O cirurgião plástico Alan Landecker conta tudo sobre a técnica!
Como a rinoplastia é feita? Cirurgião responde!
A busca por rinoplastia aumentou muito e celebridades já aderiram!
A rinoplastia é feita em três etapas e precisa de anestesia
A recuperação da cirurgia depende de cada paciente
Nem todo mundo pode fazer rinoplastia. Fique atenta!
A rinoplastia precisa estar de acordo com um padrão estético real
Manchas e inchaço são comuns após a cirurgia do nariz
Saiba mais sobre rinoplastia no Purepeople!
Veja + após o anúncio

Se você tem vontade de fazer uma cirurgia no nariz, saiba que você não está sozinha. A rinoplastia teve um aumento significativo de busca nos últimos meses e muitas celebridades também aderiram à plástica, seja para corrigir funções respiratórias ou mesmo para fins estéticos. Para te ajudar a saber mais sobre o procedimento, o cirurgião plástico Alan Landecker respondeu as dúvidas mais comuns e deu dicas para quem tem interesse em fazer a rinoplastia. Confira!

Expert conta como é feita a rinoplastia

Antes de ir para a mesa de cirurgia, em primeiro lugar você precisa saber como ela é feita. "A rinoplastia é feita em três etapas: tratamento do dorso (ossinho), da ponta e do septo e quando necessário são tratadas as asas nasais. Os critérios para indicação da rinoplastia são a proporção e a simetria facial, verificando medidas da face, sempre entendendo e respeitando o desejo do paciente", explica o cirurgião. Além disso, assim como todo procedimento cirúrgico, a rinoplastia precisa de anestesia, que pode ser intravenosa ou geral.

Aberta ou fechada? Existem duas técnicas de cirurgia no nariz

O médico também conta que a rinoplastia pode ser feita por meio de duas técnicas: a fechada e aberta. A escolha vai depender do resultado almejado pelo paciente. "Enquanto na fechada a cirurgia é feita por dentro do nariz (sem incisões externas), na aberta o esqueleto ósseo e cartilaginoso é totalmente exposto com uma pequena incisão externa na columela (coluna da pele entre as narinas). É preciso uma avaliação médica para o desenvolvimento de um planejamento cirúrgico mais próximo do resultado que o paciente deseja".

A recuperação vai depender de cada paciente

Todo mundo fica ansioso depois da rinoplastia para saber como será o pós-operatório. De acordo com o cirurgião, depende muito de cada paciente. "Após a cirurgia é recomendado repouso absoluto por 5 a 7 dias, mantendo a cabeça sempre elevada. Estima-se que a cirurgia comece a cicatrizar por aproximadamente uma semana. No pós-operatório, utiliza-se um tampão (varia de médico para médico) por 48 horas e um gessinho no dorso para manter o osso que foi fraturado no local. Não costuma haver dor e o paciente precisa dormir com a cabeça elevada por 30 dias. Os pontos e gessinho são retirados com uma semana".

A rinoplastia exige cuidados antes, durante e depois da cirurgia © Shutterstock
Inchaço e manchas roxas podem aparecer depois da rinoplastia

Se, após a cirurgia, você perceber que o rosto está inchado e com algumas manchas roxas, não se preocupe, pode acontecer! Mas não deixe de cuidar corretamente da região. "É comum aparecer manchas roxas ao redor dos olhos nos primeiros 10 dias e para isso é indicada a aplicação de compressas geladas e se possível, a realização de fisioterapia para acelerar a cicatrização dos tecidos. O inchaço, que pode aparecer e desaparecer e ser um pouco pior pela manhã, vai diminuindo aos poucos. Em 30 dias após a cirurgia, já é possível ver 95% do resultado final. Entre seis meses e um ano o resultado será completo".

Existe contraindicação para a rinoplastia?

Nem todo mundo pode fazer a rinoplastia e fique atenta se você faz parte desse grupo. "Anemia, hipertensão descontrolada e qualquer outra condição que coloque a anestesia e a vida do paciente em risco. A rinoplastia também é contraindicada para pacientes com expectativas não realistas, ideais que fogem do padrão estético normal", alerta o especialista. Vale ressaltar ainda que uma rinoplastia bem realizada deve oferecer um rejuvenescimento natural, confortável e indetectável. "Na vida e na cirurgia plástica, menos é quase sempre mais", conclui.

(Marina Couto)

Palavras-chave
Beleza Tendência Saúde Estética Beleza & Estética
Sobre o mesmo tema
Segunda parte de 'Queen Woo': quando lança, onde assistir e TUDO o que você precisa saber sobre o dorama polêmico
Segunda parte de 'Queen Woo': quando lança, onde assistir e TUDO o que você precisa saber sobre o dorama polêmico
9 de setembro de 2024
'Sobre a cor da minha pele': Jordan Chiles reflete sobre racismo após decisão polêmica que lhe tirou a medalha das Olimpíadas
'Sobre a cor da minha pele': Jordan Chiles reflete sobre racismo após decisão polêmica que lhe tirou a medalha das Olimpíadas
12 de setembro de 2024
Notícias similares
O que é Quiet Beauty? Xuxa, Grazi Massafera e Hailey Bieber aderem tendência contra harmonização facial e cirurgias plásticas
O que é Quiet Beauty? Xuxa, Grazi Massafera e Hailey Bieber aderem tendência contra harmonização facial e cirurgias plásticas
28 de outubro de 2024
Jade Picon faz 'intensivão' de procedimentos estéticos no corpo, rosto e cabelo aos 22 anos: 'A idade chega para todos'
Jade Picon faz 'intensivão' de procedimentos estéticos no corpo, rosto e cabelo aos 22 anos: 'A idade chega para todos'
16 de agosto de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias