O Retorno de Saturno é o ano do seu aniversário em que Saturno faz exatamente o mesmo grau do Saturno na data do seu nascimento. Como este astro faz um movimento muito lento, o encontro entre o Saturno natal e seu respectivo retorno varia de 27 a 30 anos, o que significa que durante a vida teremos entre 2 ou 3 retornos de Saturno. Portanto, a famosa crise dos 30 e a dos 50 tem um motivo para acontecer na Astrologia: Saturno é conhecido por ser um dos planetas maléficos.
Isso porque este grande planeta é Cronos. Segundo a mitologia grega, Cronos foi o Titã cujo medo de ser destronado por um dos filhos o fez devorá-los. Nesse sentido, Saturno carrega a essência castradora, simboliza rupturas, promove o recolhimento e a autocrítica. Dentre tantas extensões das interpretações do astro, uma delas é a questão da maturidade e das responsabilidades. Faz sentido quando pensamos na crise dos 30 e dos 50, não?
Você pode estar se perguntando então como driblar os problemas. Bom, talvez a melhor opção seja entender o que exatamente o Retorno de Saturno quer de nós, qual é a mensagem desse momento. O site Wemystic conta tudo!
Por ser conhecido como um grande maléfico na Astrologia, é importante frisar que Saturno traz uma mensagem. Essa mensagem não necessariamente é sinônimo de má sorte: Saturno apenas leva o que não é verdadeiramente seu e te prepara para o que é. Sim, é verdade que durante essa primeira etapa do Retorno de Saturno, alguns casamentos e carreiras terminam, mas não é necessário ter medo.
O Tempo é um senhor astuto, não injusto, e assim como o oráculo chinês I-Ching, encare o caos como uma oportunidade. Há algumas pessoas que fazem decisões acertadas durante a vida, por isso, tenha calma, consulte seu Mapa Natal com um astrólogo.
Procure saber interpretar o significado de Saturno em seu mapa natal. É importante angariar conhecimentos concretos para lidar com o Retorno de Saturno, dando passos em uma estrutura sólida. Passe algum tempo procurando informações sobre a casa astrológica em que seu Saturno está localizado, bem como os aspectos feitos com outros planetas.
Quando éramos jovens, costumávamos ter a sensação de que o tempo demorava para passar. Lembre-se das vezes que delegamos tomar uma decisão importante no momento e deixamos para depois... Um dos ensinamentos mais importantes desse momento é tomar as rédeas das próprias decisões. Agora é o momento de tomar atitude em relação à vida e seus caminhos.
Nessa fase da vida, há muito questionamento sobre a atual carreira, casamento ou qualquer outro tipo de contrato. É sabido que o Retorno de Saturno é a gota d'água para as responsabilidades que assumimos quando éramos jovens e mais inocentes.
Muitas pessoas percebem apenas nesse momento que as decisões feitas anteriormente não estão mais em sintonia com os desejos de agora. E isso é ótimo! As pessoas estão sempre em mutação, se ver de maneira diferente do que era há 10 anos é sinônimo de maturidade e crescimento pessoal.
Saturno traz consigo a autoconsciência e a necessidade de cuidar do próprio corpo. Torna-se pragmático, disciplinado e focado. Aos poucos, os sonhos de juventude são substituídos por sonhos possíveis e condizentes com a realidade, pois já conhece um pouco mais sobre o mundo e aplica a ele o pragmatismo e determinação desse momento.
Uma das principais características da "crise" provocada pelo Retorno de Saturno é em relação à morte de uma perspectiva. A perspectiva juvenil e romântica, típicas da juventude, fica para trás. Há também um corpo jovem que se perde.
Enfim, Saturno vem junto com uma transformação de dentro para fora, aparando todas as arestas que não podem ser consideradas verdadeiramente você. Tudo isso pode ser um processo muito difícil de se lidar sozinho, e talvez de bom tom dar início à terapia o quanto antes.
A justiça de Saturno é contemplada pela frase "aqui se faz, aqui se paga". Saturno também é o deus da colheita. Juntando essas duas simbologias, interpretamos Saturno como a cobrança na hora do plantio. Se nada for semeado, nada haverá para colher. E trabalhando nessa sintonia, a volta do planeta é um momento de aquisição de sabedorias, não apenas de rupturas, mas de transformação pessoal.
Aproveite a energia saturnina para colocar em prática o seu verdadeiro "eu", sabendo que apenas a Verdade prevalecerá. Saturno pede por isso, ele nos traz uma meditação acerca de nossa vida. Ao final dessa jornada, pode ser que você se sinta grato pelos ensinamentos e é exatamente essa a maior lição!
(Texto por Wemystic)