Salmon (Rafael Sardão) vai ser preso nas masmorras de Jerusalém, na reta final da novela "A Terra Prometida". A prisão do marido de Raabe (Miriam Freeland), cujo bebê escapa de ser vítima de ritual pagão, acontece quando o soldado e Otniel (Leonardo Miggiorin) entram na cidade, disfarçados, como espias para levantar informações sobre o reino. Quem determina a prisão do irmão de Lila (Myrella Victória) na trama bíblica da RecordTV é Mireu (Eduardo Magalhães).
Enquanto caminha por Jerusalém, o irmão de Lia (Naiumi Goldoni) reconhece Salmon e ordena seus soldados a capturarem o braço direito de Josué (Sidney Sampaio). Tentando evitar a prisão, o marido de Raabe corre, mas não consegue evitar ser capturado. Não demora muito para Otniel descobrir que o amigo está preso, enquanto Úrsula (Letícia Peroni) obriga os oficiais a prenderem o hebreu para a masmorra. As cenas estão previstas para irem ao ar na semana que vem no folhetim de Renato Modesto.
O namorado de Acsa (Marisol Ribeiro) consegue entrar no palácio e usa um punhal para ameaçar Mireu. Após libertarem Salmon, a dupla de hebreu decide poupar a vida do cananeu, que irá se juntar com Ula (Rafaela Mandelli) aos liderados por Josué. Mas nem tudo vai ser alegria. Ao voltarem para o Gilgal, Otniel acaba raptado por um grupo de mercadores de escravos e só vai conseguir a liberdade uma década depois.
No acampamento, o irmão de Samara (Paloma Bernardi) se alia à vilã para forjar uma traição do pai, Quemuel (Raymundo de Souza), com Yana (Luciana Braga). Tobias (Raphael Vianna) dá um chá com sonífero para o líder da tribo Efraim e golpeia a mãe de Aruna (Thais Melchior). Léia (Beth Goulart) flagra os dois na cama e acredita que o marido a traiu.
Quando admite ter forjado a cena, o Monstro Hebreu é expulso de casa pelo pai. Nem o castigo o impede de atirar uma flecha na meia-irmã como forma de culpar o rival, Zaqueu (Ricky Tavares). Ferida, Aruna cai em um rio, desaparece, é dada como morta e acaba resgatada por soldados de Jerusalém.
(Por Guilherme Guidorizzi)