Tobias (Raphael Vianna) vai pedir abrigo a Setur (Caetano O'Maihlan), na reta final da novela "A Terra Prometida". O vilão é expulso de casa pelo pai, Quemuel (Raymundo de Souza), por ter feito a mãe, Léia (Beth Goulart), acreditar que o marido a traiu com Yana (Luciana Braga). A essa altura da trama bíblica da RecordTV, o Monstro Hebreu já terá levado chicotadas a mando de Josué (Sidney Sampaio) por tentar ferir Zaqueu (Ricky Tavares), se aliado à irmã, Samara (Paloma Bernardi), no assassinato de Abel (Edu Porto), e tentado matar a mãe de Aruna (Thais Melchior), sua meia-irmã.
A verdade vem à tona quando Léia descobre que o filho pediu um sonífero para Jesana (André Ramiro). Ao mesmo tempo, Yana e Darda (Ana Barrozo) já estarão desconfiadas de Tobias. Quando se encontra com os filhos, a matriarca da tribo Efraim afirma que já sabe da falsa traição do marido. Tobias assume, sozinho, a culpa, e é expulso da tenda pelo pai, que alega ter errado na criação do herdeiro.
Mesmo com o novo castigo, o vilão não desiste de tramar contra a mulher de Josué, mais uma vez aliado à Samara. Enquanto Zaqueu caça codornas, Tobias atira uma flecha em Aruna e faz o arqueiro pensar que atingiu a mocinha, levada pela correnteza ao cair, no rio. Levado para julgamento, o marido de Chaia (Juliana Boller) tem pena de morte exigida pelo rival.
Depois de conquistar Jericó, Ai e Jerusalém, os hebreus, enfim, terão dominado toda a Canaã. Após muitas batalhas, o sucessor de Moisés (Guilherme Winter) reúne a congregação para dividir as terras. "Deus me incumbiu de dividir as terras de Canaã entre as tribos, menos a tribo de Levi, dos sacerdotes, que não terão terras como herança...", explica Josué, conforme aponta roteiro obtido e antecipado pelo Purepeople, em novembro.
Logo após cada tribo ficar com seu espaço de terra, Haniel (Paulo César Grande) deixa o Gilgal após se despedir de Eleazar (Bernardo Velasco). O líder da tribo Manassés estará acompanhado da mulher, do filho, Gael (Mario Meireles), e das famílias de Boã (Tatsu Carvalho) e Eliazafe (Altair Rodrigues).
(Por Guilherme Guidorizzi)