NOVELA "O RICO E LÁZARO" - semana de 07 a 11 de agosto de 2017
Ao saber que Shamiran (Gabriela Moreyra) está grávida, Nabucodonosor (Heitor Martinez) mal contém a felicidade. Tem receio, diz a Evil (Kayky Brito), Shamiran ao pedir segredo a ele. Um pesadelo tem Nicolau (Raphael Montagner). Nebuzaradã (Ângelo Paes Leme) fica irritado quando Sammu-Ramat (Christine Fernandes) conta ter envenenado Asher (Dudu Azevedo) para que na luta ele ficasse mais vulnerável. Deixe sua vingança para trás, pede a Asher, Lior (Eduardo Mello). Foi pedida em casamento por Daniel (Gabriel Gracindo), conta Lia (Tammy Di Calafiori) a Naomi (Karen Marinho) ao chegar muito feliz. Elas comemoraram quando Naomi diz que também está muito feliz por ter aceitado o pedido de Abednego (Nikolas Antunes). De Lior, Asher se despede. Tomou coragem para pedir Lia em casamento, conta aos sábios Daniel. Nitócris (Sthefany Brito) fica surpresa com a confissão de Namnu (Fran Fischer), que diz gostar de Arioque (Felipe Cardoso). Shamiran está grávida, conta Nitócris a sacerdotisa dizendo que ela precisa cumprir o acordo. Se aproxima Daniel e pede autorização para se casar com a escrava Lia e Abednego se casar com a escrava Naomi quando Nabuco diz ter acordado de ótimo humor. Surpreso reage o rei. Rabe-Sáris (Gustavo Leão) impede Edissa (Robertha Portella) de levar comida para Joaquim (Osmar Silveira). Sammu é ameaçada por Nitócris. Que levasse comida para Joaquim, Rabe-Sáris não lhe permitiu, conta a Neusta (Vera Zimmermann) e Ebede (André Luiz Miranda), Edissa. Vai falar com a rainha (Adriana Garambone), diz, enfurecida, Neusta. Absalom (Roger Gobeth) e Nicolau dizem, assustados, que Asher é uma assombração ao chegar na oficina. Com a presença dele, Zac chega e se irrita. Para ficar a sós com Asher, pede ele. Foi ele que matou Uriel?, questiona Asher a Zac (Igor Rickli), irritado. Do assunto tenta desviar Zac. Nunca quis o mal dele, diz Zac após Asher dizer que é uma pena eles terem chegado a esse ponto. Nenhum dos dois merece Joana (Milena Toscano), diz Asher ao dizer que fez tudo por Joana. Absalom detém Joana quando ela da oficina se aproxima. Absalom leva Joana para sua casa depois que ela diz que precisava mesmo falar era com ele. As escravas estão sob sua responsabilidade e na Babilônia não falta serviço, diz diante do pedido de Daniel, Beroso (Cássio Scapin). O casamento de Daniel e Lia é autorizado por Nabuco. Fez algo para assustar o pretendente de Dana (Graziela Schmitt), Rafael (Paulo Leal), pergunta Joana ao ser direta. Perplexo fica Absalom. Deve contar toda a verdade, pede a Zac, Asher.
Sobre o dia da invasão babilônia, Zac fala com Asher. Não falou com Rafael, mente Absalom para Joana. Foi o responsável pela morte de Uriel (Ernesto Piccolo), confessa Zac ao relembrar o dia da invasão babilônica. A revelação do amigo deixa Asher revoltado. O passado é recordado por Joana. O príncipe Aksumai (Alex Brasil) interrompe quando Asher tenta agredir Zac. Para comer, Joana é convidada por Zelfa (Lucinha Lins). À Amitis, o comportamento de Rabe-Sáris é alvo de reclamação de Neusta. O casamento dos hebreus foi autorizado pelo rei, avisa Daniel. Sobre o comportamento do rei com os hebreus, Beroso reclama em conversa com Sammu. O lado doentio de Fassur (Zécarlos Machado) é comentado por Joana e Zelfa. Dana é apoiada por Ilana (Claudia Mauro). A felicidade do pai tenta ser contida por Evil (Kayky Brito). Ao saber que Rabe-Sáris está implicando com Joaquim, se irrita Nabucodonosor. A morte de Uriel é falada por Zac e Nebuzaradã. A atitude cruel de Nebuzaradã durante a caçada aos leões é lamentada por Evil em conversa com Shamiran (Gabriela Moreyra). Fassur é ameaçado por Joana ao importunar uma criança na rua. Das vontades das mulheres, reclamam Tamir (Renato Rabelo) e Shamir (Anderson Müller). Sabe o que está havendo com as gêmeas, diz Zelfa. Ao ver que Daniel veio busca-la, Lia se ilumina. Talita (Michelle Batista) e Samira (Giselle Batista) estão grávidas, diz Zelfa. A menina atacada por Fassur é amparada por Joana. Com a caravana do príncipe Aksumai, Asher deixa a Babilônia. Para presidir a cerimônia de casamento, Zadoque (Paulo Figueiredo) é convidado por Daniel. A beleza de Edissa é elogiada por Joaquim. Para a festa se anima Neusta. Os desejos das mulheres tentam satisfazer Tamir e Shamir. Para o casamento de Daniel, Nabucodonosor chega aos jardins. Cai da escada Shamiran ao se desequilibrar quando Sammu-Ramat pisa em seu vestido.
Para ajudar Shamiran, Amitis corre. Está bem, avisa a mulher de Evil. Com a chegada das noivas, Daniel e os sábios hebreus ficam ansiosos. A realização da cerimônia nos jardins é criticada por Beroso. Acompanhada de seu pai, chega na cerimônia Malca (Mariza Marchetti). Com Joana, implica Nebuzaradã. Por Zac, Malca fica encantada. Na Casa da Lua, Lior trabalha para Zabaia (César Pezzuoli). Jamais deve contar a Joana que Asher está vivo, diz Absalom a Nicolau. A cerimônia começa a ser celebrada por Zadoque. Vestidas de noivas chegam Lia, Naomi, Raquel (Paula Jubé) e Dalila (Juliana Kelling). Belsazar (João Barreto) é conhecido por Malca. Com Malca, Zac troca olhares. Ao notar o clima entre os dois, se alivia Joana. Sobre Fassur, Zelfa e Elga (Denise Del Vecchio). Com uma prostituta sai o sacerdote. Dos pais de Asher, se lembra Joana. Na caravana de Aksumai, segue o hebreu.
Joana é perguntada a Ebede-Meleque por Malca. Arioque se recusa a dançar Namnu quando ela chama. A voz de Rebeca (Bruna Pazinato) é elogiada por Amitis. Dos convidados se despede Nabucodonosor. A vontade de ter filho é falada por Sammu ao beijar Nebuzaradã. Os desejos das gêmeas tentam ser atendidos por Tamir e Shamir. Shamiran tenta ser confortada por Evil. Sammu e Nebuzaradã são flagrados por Nitócris. Malca e Zac são apresentados por Beroso. Shamiran precisa perder o bebê, diz Nitócris ao ameaçar Shamiran. No palácio, dançarinas recebem Nabucodonosor. Fassur se esconde ao perceber a chegada de Elga enquanto está com a prostituta. Uma infusão de ervas é oferecida a Shamiran por Sammu quando ela vai até o seu quarto acompanhada de Darice (Ana Zettel).
A bandeja com a infusão é derrubada por Darice. Fassur é visto por Elga. Sem ser percebida a prostituta sai quando Fassur beija Elga fingindo estar apaixonado por ela. Elga é pedida em casamento por Fassur, sem alternativa. Nas ruas, uma moça pobre é ajudada por Joana. Com Sammu-Ramat, tenta se desculpar Darice. Com Aksumai, segue se distanciando da Babilônia Asher. Para suas mulheres, se declaram Daniel e os sábios hebreus. A bondade de Joana é elogiada por Ilana. Madai (João Velho) e Aliatis (Tião D'Ávila) são humilhados por Nabuconodosor. A gravidez de Shamiran é descoberta por Nabonido (Augusto Garcia). O comportamento do rei é criticado por Amitis. O comportamento de Elga é estranhado por Zelfa. No palácio, Nebuzaradã é procurado por Sammu. Madai é humilhado pelo rei. À Zac, Beroso sugere casamento com Malca ao dizer que ela é de família rica. A tensão perto de Zelfa tenta ser disfarçada por Elga. De Zac, zomba Lior. Com a estátua de Marduk, Amitis conversa, irritada com o comportamento de Nabucodonosor. A frieza de Matias (Fernando Sampaio) causa desapontamento em Gadise (Aisha Jambo). Com Nicolau, Zac fala de Malca. Para Lia, Daniel se declara. Que o rei volte a se comportar como na juventude, Amitis diz temer. Para matar o bebê de Shamiran, Darice tem que dar um jeito, ordena Sammu-Ramat. Elga fala em se casar novamente, Zac ouve e se assusta. Para ajudar Joana, se oferece Malca. Madai foi condenado à morte pelo rei, diz Aspenaz (Saulo Rodrigues) para Daniel. Prestes a matar o servo o rei, bêbado, é flagrado por Amitis, ao chegar na sala do trono.