NOVELA "OS DEZ MANDAMENTOS - NOVA TEMPORADA" - semana de 25 a 29 de abril de 2016
Capítulo 16 - segunda-feira
Ao ficar de joelhos, Natan (Paulo Vilela) procura forças para continuar. Os filhos de Adira (Rayana Carvalho) são levados ao palácio de Balaque (Daniel Alvim) por Corá (Victor Hugo). Miriã (Larissa Maciel) é pedida em casamento por Hur (Floriano Peixoto). Ao achar que o joalheiro foi persuadido por Moisés (Guilherme Winter), ela fica irritada. Dentro de casa, Adira é atacada por Rishon (Roney Villela). Ao notar que as crianças não estão mais na caverna, Natan entra em desespero. Corá é recompensado por Balaque ao contar ao rei que Ada (Camila Santanioni) foi sequestrada. Para Betânia (Marcela Barrozo) não ver os sobrinhos, Balaque ordena que elas sejam escondidas. Betânia ouve de Balaão (Leonardo Vieira) para tratar com gentileza o rei ou não vai mais saber o paradeiro de sua filha. Miriã não aceita se casar com Hur. Por ordem de Balaão, as crianças devem ser entregues para sacrifício ao deus Baal. Balaque ouve Elda (Francisca Queiroz) dizer que os filhos de Adira não podem mais ser sacrificados pois Betânia os achou. Deborah (Pérola Faria) diz a Radina (Aisha Jambo) que Miriã foi pedida em casamento por Hur e a egípcia se entristece. Ao ver Ana (Tammy Di Calafiori) ser provocada por Ada, Joana (Rayanne Morais) agarra a midianita pelos cabelos. A decisão de Miriã de não casar é lamentada por Zípora (Giselle Itié) e Joquebede (Denise Del Vecchio).
Capítulo 17 - terça-feira
Acreditando que Natan possa ser um trunfo por ser hebreu, Oren (Alexandre Barros) ordena que ele seja bem cuidado. Balaão fica sabendo por Elda que Corá levou ao palácio os filhos de Adira. Ada e Joana brigam enquanto Ana, Yarin (Anna Rita Cerqueira), Noemi (Jéssika Alves) e Damarina (Talita Younam) tentam separá-las. Em conversa com Ana, Joana admite ter gostado de dar uma surra em Ada. Joana e Ana são alvo da vingança de Ada. Moisés descobre pela mãe que Miriã recusou se casar com Hur. Abiú (Daniel Siwek) é provocado por Nadabe (Marco Antônio Gimenez) quando este percebe que o irmão está quieto. Moisés fica sabendo por Zípora da briga de Ada e Ana por Josué (Sidney Sampaio) e do beijo de Zur (Dudu Azevedo) em Jaque (Fran Maya). Leila (Juliana Didone) ganha declaraçaõ de Gahiji (Fernando Sampaio). Algumas tabuletas são pegas por Zur quando o moabita entra, escondido, na tenda de Moisés.
Capítulo 18 - quarta-feira
Ao ver Moisés entrando, Zur se esconde. Miriã e Joquebede fazem o parto de Abigail (Bianka Fernandes). Ao morder Rishon, que tenta agarrá-la, Adira foge. Rishon recebe ordem de Dorcas (Nina de Pádua) para voltar ao quarto quando ela acorda com o barulho. Hur é alvo de desabafo de Radina em conversa com Joana. Ao fazer muito esforço para dar à luz, Abigail desmaia e todos entram em desespero. Com a filha nos braços, Zelofeade (Felipe Cardoso) e Abigail se olham com emoção. Gahiji e Leila decidem namorar em segredo. Em conversa com Betânia, Abner (Arthur Morais) diz que eles precisam fugir para encontrar a mãe dele. A irmã de Zípora conta ao sobrinho que está casada com o rei e, por isso, não pode fugir. Após rasgar a própria roupa, Corá, no deserto, come ervas alucinógenas. O hebreu é socorrido por viajantes ao cair desmaiado. Miriã não dá ouvido aos irmãos quando eles tentam falar com ela sobre Hur. Radina descobre por Inês (Brendha Haddad) e Deborah que Hur teve o pedido de casamento negado por Miriã. Josué diz a Moisés que Jetro (Paulo Figueiredo) morreu e Betânia e o rei estão casados.
Capítulo 19 - quinta-feira
A morte de Jetro choca Moisés. Arão (Petronio Gontijo) é confrontado por Nadabe e ele diz que passou a questionar Deus com o pai. A todos, Josué conta que Betânia na esperança de encontrar a filha se casou com Balaque. Talita (Rayaner Erlich) é autorizada a dormir no mesmo quarto que Adira por Dorcas. Jaque fica sabendo por Zur que Moisés autorizou o casamento deles. Ao ser levado a Balaão para um ritual, Abner tenta fugir, mas Betânia convence o sobrinho a desistir da fuga. Calebe (Rodrigo Vidigal) desperta o interesse em Noemi. Tanya (Carolina Chalita) ouve Elda dizer que após o ritual de Balaão, os sobrinhos de Betânia vão se esquecer de tudo e acreditar que cresceram no palácio. Machucado e desacordado, Corá é encontrado por Calebe e Josué. Emma (Brenda Sabryna) ouve de Tanya que Betânia não será reconhecida pelas crianças quando acabar o feitiço. Para impedir a vingança das crianças no futuro, Balaque ordena que elas sejam criadas longe do palácio.
Capítulo 20 - sexta-feira
A ideia de mandar os filhos de Adira para outra cidade recebe a concordância de Balaão e Elda. A morte de Jetro causa tristeza em Moisés e ele desabafa com a mãe. Jaque diz às irmãs que foi pedida em casamento por Zur. Ada questiona Ana e Joana se elas foram zombar do seu sofrimento quandoa s duas vão lhe prestar solidariedade. Em confidência com Abigail, Leila admite que ela e Gahiji estão felizes e às escondidas se encontram. Revoltado, Abner chama o rei de assassino. A espera de Leila e Jerusa (Thais Müller), Gahiji e Simut (Renato Livera) vigiam a tenda. Damarina é abraçada por Nadabe e ele fica perturbado. Zur fica sabendo por Corá que ele matou Natan e não tirou a vida das crianças por falta de coragem e, por isso, as levou para o rei. A rebeldia de Abiú e Nadabe faz Arão falar com a mãe. Hur e Zelofeade ouvem de Aoliabe (Fábio Beltrão) que ele não confia em Corá. Os filhos de Zípora e Moisés descobrem, pelos pais, da morte dos primos, do avô e da tia. Com a casa vazia, Rishon tenta atacar Adira. Miriã ouve Abigail dizer que ela deve aceitar o pedido de casamento de Hur do contrário vai perdê-la para Radina.