NOVELA "ESCRAVA MÃE" - semana de 22 a 26 de agosto de 2016
Capítulo 59 - segunda-feira
Para proteger Almeida (Fernando Pavão), Urraca (Jussara Freire) se coloca entre o filho e Quintiliano (Luiz Guilherme). Almeida toma a arma de Quintiliano quando este se distrai com a entrada de Tomás (Raphael Montagner) e Genésio (Rogério Britto). Diante de Maria Isabel (Thais Fersoza) está Juliana (Gabriela Moreyra), tensa. A sabotagem do barco com a mercadoria é alvo de acusação de Quintiliano a Almeida. Maria Isabel se descontrola, grita com Teresa (Roberta Gualda) e pede para ela calar a boca quando Tereza diz que pessoas estavam no barco que afundou. Atordoado, sai Quintiliano ao chamar Beatrice (Bete Coelho) de traiçoeira quando ela tenta consolá-lo. Urraca dá um tapa no rosto do filho quando ele questiona se ela ficou orgulhosa. Tia Joaquina (Zezé Motta) impede Juliana de ir atrás de Miguel (Pedro Carvalho) quando ela quer avisá-lo da pretensão de Maria Isabel. Por causa de Almeida, Urraca começa a chorar, arrasada. Urraca é amparada por Rosalinda (Luiza Tomé) quando a dona da pensão se compadece. A Juliana não fará mal algum, garante a tia Joaquina ,Miguel. Sapião (Sidney Santiago) abraça Juliana depois que ela pediu desculpas por ter lhe dado esperanças. Tia Joaquina e Miguel ficam chocados quando ele encontra o nome da mãe de Juliana em uma lista de nomes africanos ao vasculhar documentos diante dela.
Capítulo 60 - terça-feira
Miguel desconversa quando é questionado por Tia Joaquina, que o observa intrigada. Por ser irmão de sangue de Juliana, Sapião diz que não pode se casar com ela e, por isso, se recusa a acompanhar o pároco. Guilherme (Roger Gobeth) diz que Teresa deveria agradecer por ter perdido o filho que esperava de Almeida quando ela defende o marido. Guilherme promete não deixar passar em branco o tapa que leva de Teresa. Maria Isabel olha com ódio para Juliana e Sapião quando o pároco vai embora. Miguel desconfia do pai ter sido o responsável por trazer ao Brasil a mãe de Juliana como escrava durante conversa com Nestor (Cesar Pezzuoli). Diante de Tozé (Cássio Scapin), Belezinha (Karen Marinho) e Dália (Manuela Duarte), Nestor se prepara para o teste. Ao procurar tia Joaquina, Catarina (Adriana Lessa) diz que quer conversar. Irani (Adriana Londoño) vai buscar um copo d'água para Maria Isabel quando ela simula passar mal. Alguns documentos são vistos por Maria Isabel quando ela entra no quartinho de Miguel, vasculha tudo e encontra uma caixa ao aproveitar. Os documentos entregues por Miguel são analisados por Loreto (Junno Andrade). Em discussão com Beatrice, Quintiliano diz que não vê-la nunca mais. Zé Leão (Marcelo Escorel) revela que toda a tripulação do barco se salvou e nele havia um bebê deixando Almeida espantado. Juliana é empurrada por Maria Isabel, que ameaça com uma tocha castigá-la. Como Miguel descobriu a verdade, a farsa de Maria Isabel vai acabar, diz a ela Juliana.
Capítulo 61 - quarta-feira
Almeida nega ter colocado Jasmim (o nome da atriz não foi divulgado) no barco que afundou, durante briga com Urraca. Ao pedir para que a mala de Guilherme faça feita por Bá Teixeira (Elina de Souza), Quintiliano diz que não quer mais ver o filho. A criança deixada no barco era de uma mãe solteira, diz Zé Leão. O aluguel da pensão ficará mais caro, por isso precisam aumentar o faturamento, diz Rosalinda ao reunir as florzinhas. Átila (Leo Rosa) diz que é improvável que Juliana e Miguel sejam irmãos, quando ele e Miguel estão diante de vários documentos. Guilherme surpreende Teresa com sua chegada. Começa a chorar Teresa ao não se conter. Catarina revela que Maria Isabel queria queimar o rosto de Juliana e espanta Átila. Diante de Beatrice, Maria Isabel chora e diz que Juliana não para de perseguir Miguel e que quer o português. Beatrice deve escolher entre ela e Juliana, diz Maria Isabel. Por causa do cancelamento da reunião na câmara, Guilherme se enfurece na frente de Loreto. Juliana é ameaçada de ser vendida e mandada para longe por Beatrice, que a interroga. Se espantam Tia Joaquina e Juliana.