NOVELA "A TERRA PROMETIDA" - semana de 07 a 11 de novembro de 2016
Capítulo 89 - segunda-feira
Os soldados que vigiavam os portões e Salmon (Rafael Sardão) e Melquias (Gabriel Gracindo) começam a lutar. Na tenda não está Lila (Myrella Vitória), nota Jéssica (Maytê Piragibe). A menina é procurada por ela. A família deve ter sua própria tenda, diz Raabe (Miriam Freeland). Os oficiais são mortos por Salmon e Melquias. Disfarçados, entram os dois depois de tirarem o uniforme dos soldados. Na tenda de Salmon, Lila diz querer ficar com Raabe. O perigo que Acsa (Marisol Ribeiro) está correndo é alvo de alerta de Iru (Guilherme Boury), quando encontra a joia que ela ganhou de Gibar (Rodrigo Phavanello). O guerreiro deve conquistar a moça, diz Acã. Sobre a morte dos dois soldados é avisado Kamir (Roberto Bomtempo). O exército de Ai é precário, avisa Yussuf (Iran Malfitano). A falta de higiene do marido é criticada por Tirda (Priscila Uba). A maneira como Haniel (Paulo César Grande) trata Gael (Miguel Costa) é alvo da reclamação de Tirda. Durgal (Roberto Frota) descobre a morte dos oficiais por Kamir. De tudo ele vai cuidar, diz o prefeito. À Mara (Cristiana Oliveira), Jéssica pede ajuda ao não encontrar Lila. Um pretendente para Samara (Paloma Bernardi) já foi encontrado, diz o pai dela. Para roubar comida, saem Kalu (Fabrício Assis) e os Lagartos. Os soldados devem prendê-los, manda Zaíra (Nica Bonfim) ao ver a crianças. Abel (Edu Porto) é o seu pretendente, diz Léia (Beth Goulart) à filha. Inconformada, Samara diz ter uma ideia. Inês aconselha Sama (Andrea Avancini). Para vender um vestido para Livana (Letícia Medina) e Ruth (Louise Marrie), Elias vai até a tenda de Laila (Valéria Alencar). Sobre o futuro, Chaia (Juliana Boller) e Zaqueu (Ricky Tavares) fazem planos. Salmon e Melquias são os soldados que os perseguem, nota, surpreso, Kalu. Novamente se declara Tobias a Chaia. Salmon e Melquias terão sua ajuda para arrumar um abrigo, diz Kalu. Melina deve obedecer o pai, diz Ula (Rafaela Mandelli) ao visitá-la na prisão. Ula é questionada se fez tudo que lhe foi mandado, pelo prefeito. Os hebreus são levados por Kalu para a casa de Tiléia, quando leva comida para ela. Abel é recebido por Quemuel (Raymundo de Souza) e Léia. Para espantar o rapaz, a vilã surge malvestida e descabelada. Kamir, Yussuf e Ravena (Flávia Monteiro) conversam. Como Durgal está doente, ele deve ser executado, diz a feiticeira. Chaia bate em Tobias quando ele lhe rouba um beijo. Ao encontrar Lila com Raabe na tenda de Salmon, Jéssica faz um escândalo.
Capítulo 90 - terça-feira
Uma tenda será providenciada para a família de Raabe, diz Josué (Sidney Sampaio) ao questionar a atitude de Jéssica. Zaqueu não é digno de Chaia, alfineta Tobias (Raphael Viana). Em Samara, Abel mostra interesse. A morte de Durgal é tramada por Kamir, Yussuf e Ravena. Com as roupas de Rafi (Leandro Baumgratz) se vestem Salmon e Melquias. Para espantar Abel, Samara tenta fingir ser desajeitada. Na tenda entra Tobias, furioso. O filho tenta ser consolado por Quemuel. A nova tenda é alvo de agradecimento a Calebe (Milhem Cortaz) por Raabe. A atitude de Jéssica é reclamada por Orias (Walter Breda). O exército de Ai não está bem preparado, descobre Salmon em missão dos espias. Do paradeiro dos invasores, Yussuf tenta descobrir. Samara prepara uma sopa com pedras para tentar afastar Abel. Jéssica e Lila discutem. Na conversa de Yussuf, Salmon e Melquias prestam atenção, na hospedaria de Zaíra. Existe muita corrupção no reino, diz o general e os hebreus escutam. Livana é procurada por Maquir (Alexandre Slaviero). Abel diz ter adorado a comida, quando é servido por Samara. Se decepciona a hebreia. Com carinho, Livana trata Maquir. Ela deixa o local, sem graça. A presença de Salmon e Melquias na hospedaria é alvo de alerta de Zaíra para Yussuf. Os oficiais cananeus e os hebreus lutam. Fogem Salmon e Melquias após levarem a melhor. Esbraveja Yussuf. Uma porção para matar Durgal é preparada por Ravena com a ajuda de Jordi (Alexandre Liuzzi). O rei estará morto em breve, diz ela a Kamir. A luta com os hebreus é avisada por Yussuf. Sobre sua demora, inventa uma desculpa Livana. A grosseria de Haniel (Paulo César Grande) chateia Tirda. Sobre os estrangeiros, comentam Mara e Jéssica. A falta de educação irrita Tirda, que vai para o quarto. A missão em Ai deve ser interrompida, pois é o melhor a se fazer avisa Salmon na casa de Tiléia (Fernanda Nizatto). Na prisão, Melina (Carla Diaz) é visitada por Yussuf. Como prova do seu amor, ela pede para ser libertada pelo general. Discutem Tirda e Haniel. Com Gael no celeiro, vai dormir Tirda. Para libertar Melina, pede Yussuf a Kamir. Mara dá um tapa na cara de Acã (Kadu Moliterno) quando ele lhe rouba um beijo. Ela mostra indecisão e o vilão se assusta. Se beijam então. A Samara, Abel diz saber que ela está tentando se afastar dele. Em Samara, Abel ficou mais interessado, diz ele. Furiosa fica Samara. Com a filha precisam ter uma conversa, dizem Léia e Quemuel. Melina é libertada por Kamir. Dentro do prato de Durgal, Jorgi consegue jogar a porção. A sopa deve ser experimentada por Arauto (Danilo Sacramento), pede o rei. Começa a passar mal o ex-mensageiro de Jericó. Alguém tentou envenená-lo, grita Durgal pedindo para os guardas serem chamados.
Capítulo 91 - quarta-feira
Alguém tentou envenená-lo, avisa Durgal. O servo deve ser preso, manda ele. Por ajuda suplica Arauto. O ex-mensageiro de Jericó é levado para ser atendido por Ravena, manda Durgal aos oficiais. Querendo ou não, Samara vai se casar com Abel, diz Quemuel e ela se desespera. O culpado pelo envenenamento da sopa deve ser encontrado por Yussuf e Kamir, manda Durgal. Arauto sobreviverá, diz Ravena em conversa com Jordi. Já sabe quem culpar, diz Kamir. Salmon e Melquias terão a ajuda de Kalu na fuga, diz o menino. Samara só aceita Josué, diz ela quando Léia tenta convencê-la a aceitar o novo pretendente. Samara e Aruna (Thais Melchior) se encaram quando a segunda chega. O criado que serviu a sopa envenenada a Durgal é pressionado por Kamir e Yussuf. Os espiões hebreus foram quem lhe mandou, mandam eles. Léia segura Samara, quando ela parte para cima de Aruna. Aruna deve passar a noite no celeiro para evitar confusão, pede Léia. Os hebreus mandaram ele tentar matar o rei, diz o criado. O servo deve ser executado, manda Durgal. O rapaz é morto por Yussuf. Os soldados que protegem o portão da cidade são alvo de pedras jogadas pelos Lagartos. Conseguem fugir Salmon e Melquias. Melina é alertada sobre o perigo de contrariar Kamir por Ula. Os espiões fugiram, descobre o prefeito. No celeiro, Tirda, Gael e Aruna conversam. Os hebreus foram os responsáveis pelo envenenamento, diz a Durgal, Kamir. Kamir trama contra a vida do rei e é ouvido por Arauto, fingindo estar desacordado. No celeiro, acordam Tirda e Aruna. A ausência de Lila e Raabe é estranhada por Salmon ao chegar em casa. A família de Milah (Elizângela) é visitada por Inês (Brendha Haddad) e Eleazar (Bernardo Velasco). A falha na emissão é explicada por Salmon ao encontrar Josué. Com Acã, Melquias desabafa ao chegar em casa após ser repreendido pelo líder. Haniel tem sua tenda arrumada por Tirda. Ao saber que Lila está de castigo por culpa de Jéssica, Salmon se surpreende. Kamir chega e surpreende Arauto quando ele está tentando convencer Durgal a não acreditar no irmão. À Tirda, Haniel pede comida quando chega em casa, faminto. Para falar a sós com Jéssica, Salmon pede para Lila se retirar. A Najara, Melina diz que fugirá de Ai ao se abrir com a serva. Com Jéssica, Salmon termina o namoro.
Capítulo 92 - quinta-feira
Jéssica culpa Raabe pelo término de namoro com Salmon. Ao rever o guerreiro hebreu, a prostituta fica feliz. Para ser respeitado fará algo, avisa a Melquias, Iru. O acontecido entre ela e Jéssica é explicado a Salmon por Raabe. A impulsividade de Iru preocupa Noemi (Nívea Stelmann). Aproveitando o sétimo dia de descanso obrigatório dos hebreus, espiões devem ser enviados ao acampamento, planejam Durgal e Kamir. Para conversar com Pedael (Ernani Moraes), Neziá (Juliana Kieling) é chamada por Isaque (Daniel Erthal) e Temá (Osmar Silveira). Pelo mau cheiro, Haniel é criticado. Neziá é pedida em casamento por Pedael. Com Mara, Jéssica se lamenta. Léia fala mal de Zuma (Iran Meu Nêgo) é ele escuta. Com Yussuf, Melina deve se conformar, diz Ravena. Samara é presenteada com um lindo vestido por Abel. Samara terá que aceitar a relação deles, diz o líder ao conversar com Aruna. O colar que Gibar (Rodrigo Phavanello) deu a Acsa é achado por Noemi. Em cima de Jéssica dá Melquias. A tenda de Quemuel será deixada por ele, diz Zuma. No celeiro, às escondidas, namoram Acã e Mara. Disfarça o atraso Mara ao chegar em casa. Zuma é convidado para morar na nova tenda por Raabe. Seguindo a orientação que Deus deu a Moisés (Guilherme Winter), sobre o Shabat, nome dado ao descanso semanal dos hebreus, é falado por Eleazar e Inês. A preguiça dos filhos na preparação do Shabat é alvo da reclamação de Acã, ao chegar em sua tenda. Jéssica tenta ser confortada por Elias (João Bourbonnais). Salmon e Lila jantam. Sama (Andreia Avancini) ganha declaração de Boã (Tatsu Carvalho). Para o acampamento, seguem Yussuf e dois soldados, disfarçados de hebreus. A Deus, ora Josué. A atitude de Zuma causa deixa Tobias intrigado. A família de Raabe é acolhida pelo guerreiro núbio. Na tenda de Acã, Yussuf decide entrar ao chegar ao acampamento. Ao descobrir que Acsa foi presenteada com uma joia por Gibar, Calebe se irrita. Jordi é humilhado por Ravena. Pela feiticeira, ele se mostra obcecado. Ula fica curiosa quando Kamir deixa o quarto. Com o general de Ai, tenta negociar Acã ao ser surpreendido por Yussuf. Josué pode ser entregue, diz Acã. Ravena diz que Kamir será o novo reino de Ai e ele fica satisfeito. Ao prefeito se entrega a feiticeira. Enquanto Josué dorme, Yussuf e dois soldados entram na tenda dele.
Capítulo 93 - sexta-feira
Com os cananeus, luta Josué ao acordar. Ao prefeito Kamir, Ravena se entrega. Com Yussuf, Josué luta ao matar os dois soldados. O general de Ai é atingido pelo líder. Acã pede ouro em troca de novas informações ao ajudar Yussuf, em fuga. Para entrar na cidade de Ai, o oficial do rei diz uma senha para o vilão hebreu. É digna de se tornar uma rainha do lado de Kamir, diz Ravena ao seduzi-lo. À ambiciosa feiticeira, o prefeito se rende. Ula é maltratada por Kamir quando ele volta para o seu quarto. Calebe, Salmon e Josué se reúnem. Pode haver um traidor entre os hebreus, concluem eles. Trocam palavras de amor Orias e Milah. O ferimento de Yussuf é cuidado por Ravena. Na vitória contra os hebreus se mostra confiante Durgal. Josué precisa estar concentrado na próxima batalha, diz Aruna. Passsam alguns dias. Os últimos retoques em seus vestidos de noiva são dados por Chaia, Livana e Ruth (Louise Marrie). Haniel não quer tomar banho para ir ao casamento e Tirda reclama. Os últimos detalhes para o casamento de Melina e Yussuf são preparados por ele e Ravena. Ao ver a filha vestida de noiva, Ula se emociona. Para ficar sozinha, pede um tempo Melina. Precisa dar um jeito de fugir, diz Melina a Najara (Cássia Sanchez). Haniel tenta ser convencido a tomar um banho por Maquir. Para a festa de casamento se preparam Calebe e Noemi. Para ir na frente pede Iru. Com intenção de matar o rei, irá escondido até Ai, diz Iru a Melquias. Antes de ir para a cerimônia de Melina e Yussuf, Durgal é bajulado por suas servas. A ida impulsiva de Iru ao reino de Ai não deve ser contada a Calebe, pede Acã a Melquias. Na tribo Naftali, começa a festa de casamento. Elói (Claudio Gabriel) é criticado por Mara. Os outros líderes tribais cumprimentam Elidade (Guilherme Leme Garcia). Ansiosa se mostra Ruth. O atraso de Chaia e Zaqueu é reclamado por Rune (Douglas Sampaio). A diferença de idade de Boã e Ruth é alvo de crítica de Mara a Léia. Mara é chamada de falsa por Sama, quando a escuta falando mal dela. Sobre as riquezas do palácio fala Arauto na casa de Tiléia. Arauto está apaixonado por Tiléia, insinua Kalu. Desconversa Arauto. Para roubar comida do palácio, eles armam um plano. Mara não tem mais sua amizade, diz Sama. A ausência de Iru na festa causa estranheza em Calebe. De longe, Lais (Ariela Massotti), uma linda hebreia, observa Calebe. Livana ganha declaração de Rune. Kruga (Roberto Lopes) é distraído por Arauto, que finge estar interessado em sua amizade. Entram no interior do palácio, Tiléia, Kalu e Kira (Yasmim Franklin), aproveitando a distração do carcereiro. Para Léia, Samara, enciumada, fala mal de Aruna. Ao ver Abel se aproximar, Samara se incomoda. Ao casamento chega bem vestido Haniel. Admirada fica Tirda. O marido não tomou banho, nota Tirda ao se aproximar do marido. Se decepciona ela. Os amigos de Arauto deixam o palácio carregando sacos de comida enquanto Kruga continua sendo enganado por Arauto. A atitude grosseira de Haniel incomoda Eleazar. Tirda deverá tomar uma atitude, diz Inês ao consolá-la. À Noemi e Calebe, se apresenta Lais. Para um banquete em sua casa, todos da rua devem ser convidados, diz Tiléia aos Lagartos quando chega em casa com a comida roubada. Admira ela, diz Arauto. Com Pedael, Neziá diz aceitar namorar. Os olhares incomodam Raabe. De Acsa, Calebe diz a Acã que quer Gibar longe. Neziá é permitida de se encontrar com Pedael por Mibar (Gilberto Torres). A comida é distribuída para os vizinhos por Tiléia, Kira, Kalu e os Lagartos. O atraso da noiva causa estranheza em Yussuf, no palácio. Um véu escuro para cobrir o rosto é pedido por Melina a Najara em conversa. Adélia (Ray Erlich) é disputada por Isaque e Temá. A presença de estrangeiros na festa de casamento é criticada por Jéssica, Mara e Acã. Raabe tenta ser provocada pela ex-noiva de Salmon. Ruth deve controlar a ansiedade, pede Boã. Ao casamento, chega linda Chaia. Tobias surpreende Zaqueu quando segue para a cerimônia. Com uma faca, é ameaçado pelo Monstro Hebreu.