RESUMO DE NOVELA - "LIA" - semana de 26 a 29 de junho de 2018
Da parte de cima de uma encosta, Canaã é vista por Lia (Bruna Pazinato), bem idosa. Um boi preso tenta ser socorrido, na parte inferior da colina, por Jacó (Felipe Cardoso) e os doze herdeiros. Diná (Julia Maggesi) é entregue à Lia e faz ela lembrar da genitora. Ao dar à luz Raquel (Graziela Schmitt), Adinah (Paula Jubé) tem um parto complicado e sente muitas dores, vários anos anteriormente. A menina Lia fica aflita com a mãe e perde ela aos 8 anos. Logo depois, Labão (Theo Becker) surge e faz pouco caso do falecimento de Adinah. Labão fica desiludido ao ver que Lia segura uma menina. Lia passa a ser a responsável pela irmã, Raquel, e ao mesmo tempo padece diante do comportamento insensível e do pai e de seus meio-irmãos, Eliabe (Felipe Cunha) e Hannanias (Saulo Meneghetti), vendo sua infância ser abreviada. A empregada Zilpa (Thais Muller) é adquirida por Labão e ela e Lia se tornam amigas. Eliabe estupra Zilpa. Para resistirem no local, Lia e Zilpe formam aliança. Correm 17 anos. Raquel mostra sua personalidade ruim ao colocar a culpa na inocente Zilpa. Não se conformando, Lia faz de tudo para provar a inocência de Zilpa. Saul (Augusto Garcia), prometido a Raquel, é usado por ela, de forma imprudente. Raquel conta que se satisfaz atiçando os homens quando Lia faz de tudo para ela não ter esse comportamento. Seguindo as orientações da mãe, só um Deus tem que ser idolatrado, afirma Lia fazendo de tudo para advertir Raquel ao ver Labão cultuando falsos deuses. Em conversa com a irmã, Raquel conta que é merecedora de alguém com mais qualidades que Saul, a quem foi prometida. Raquel faz pouco caso de Zilpa quando Lia sai em defesa da escrava. No mesmo dia, Raquel vê uma pessoa e a trajetória deles fica na iminência de uma transformação. Jacó está com Saul, a quem Raquel foi prometida, e outros pastores quando ela surge no poço. A perfeição de Raquel fascina Jacó. Jacó se apaixona por Raquel e ela retribui. Jacó é alvo de perguntas de Saul quando o pretendente de Raquel fica revoltado com o flerte.
Jacó é encarado por Saul. Raquel encaminha Jacó ao pai quando diz que ser ele da sua família. Saul flagra quando Jacó e Lia se veem pela primeira vez ao mesmo tempo em que Raquel procura Labão nas tendas. Jacó deixa Lia fascinada e ela nota que as pernas estão bambas. Ao longo de trinta dias, Jacó executa funções para Labão depois de ganhar sua proteção. Ninguém deixa de ficar cativado quando Jacó, ao longo do período, recorda do pacto que ele e Deus firmaram. Raquel resolve se livrar de quem se aproximar de Jacó, incluindo Lia, ao notar que ele é o homem ideal para se ter um casamento. Raquel enche de sal o apetitoso cordeiro preparado por Lia, que tem dotes na cozinha. Embora pacífica, Lia sai do sério e avança na irmã.
Lia é menosprezada por Labão, que confia no que Raquel diz. Lia passa a gostar de Jacó, meses depois. Por saber que Jacó é apaixonado por Raquel, Lia decide não confessar sua paixão por ele. Só Zilpa nota que Lia não revela sua paixão por Jacó. Jacó é mais um a auxiliá-los no dia a dia, avisa Labão quando os filhos, Eliabe e Hannanias reprovam a permanência dele. Jacó continua mostrando sua gentileza afim de não ficar mal com a família e se sai bem diante dos fatos. Jacó tem o auxílio de Lia nos deveres de casa e no relacionamento com a população. O amor de Jacó e Raquel só aumenta. Raquel flagra Jacó e Lia se falando e não controla a inveja. Jacó menospreza Lia quando percebe, espantado, que Raquel ficou com inveja. Lia fica com sentimento de rejeição. Jacó pergunta se Raquel quer ser sua mulher. Só vai concordar com a união caso Jacó seja seu empregado por 7 anos, responde Labão. Saul e Jacó se enfrentam por causa de Raquel. Raquel causa desilusão em Saul. É o dia de Raquel se unir a Jacó, passado o tempo. Após o casamento, Raquel irá embora com Jacó, conta Laila (Suzana Alves) a Labão. Eliabe e Hannanias estupram Zilpa. A escrava Bila (Cacá Ottoni) é adquirida por Labão. Zilpa e os homens estão juntos e Jacó fica com suspeita. Bila vai auxiliar nas comidas da comemorações, conta Labão ao surgir na companhia da escrava. Zilpa é humilhada por Raquel e Lia protesta. Jacó e Saul chegam a um acordo. O casamento de Jacó vai ser com Lia, conta Labão deixando Raquel espantada.
Jacó será marido de Lia, assegura Labão. Por ser desprovida de beleza, Lia não vai conseguir um namorado tão facilmente, conta Labão. Lia e Raquel batem boca. Na lua de mel, Jacó será ludibriado e, por isso, ele vai ter Raquel, conta Labão. Zilpa faz de tudo para falar com Bila. Serão necessários mais sete anos de trabalho para Jacó se unir a Raquel, após o casamento com Lia, avisa Labão. Lia tem que ir embora da barraca, ordena ele. A amiga ouve perguntas de Zilpa. Se Raquel lhe ajudar no que planeja, ela vai fazer parte do espólio, conta Labão. Labão conta que não será necessário Raquel esperar sete anos para ter Jacó e a filha concorda. Lia terá que dormir com Jacó se passando pela irmão, obriga Labão. Aflito o noivo fica na expectativa. À Labão, Lia diz que quer levar Zilpa, a escrava. O comportamento frio de Raquel deixa Zilpa espantada. À Lia, Zilpa faz perguntas. Jacó tem que ficar bêbado, ordena Labão aos herdeiros. No casamento, surge Raquel assim que fica pronta. A formosura de Raquel é exaltada por Jacó. Ao Senhor, Lia faz uma oração. O fato de Jacó estar bêbado deixa Saul aflito. Obedecendo ordem do pai, Lia deve entrar na barraca. À Raquel, Jacó demonstra seu amor. Lia ouve conselhos de Zilpa. É o momento de Jacó e Raquel se tornarem, de fato, marido e mulher, conta Labão. Raquel deixa o local ao dizer que Jacó deve esperar. Dentro da barraca se arruma Lia. Para a tenda, Jacó é levado por Zilpa. Acreditando ser Raquel, Jacó, com uma venda na vista, dorme com Lia. Quando fica sabendo que foi enganado, um dia depois, Jacó se espanta. Raquel finge não saber de nada ao surgir na tenda. À Labão, Jacó faz perguntas, totalmente fora de si. Vão ser necessários mais sete de trabalho para que se torne marido de Raquel, conta Labão a Jacó. É necessário esperar uma lua ao lado de Lia para se tornar marido de Raquel, conta ele. O comportamento do marido deixa Laila espantada. Raquel fica sem segurança ao falar com Lia. Saul fica sabendo por Jacó o que aconteceu. Por ser sua empregada, Zilpa vai deixar de lado o trabalho mais árduo, conta Lia. Lia causa decepção em Jacó. Raquel precisa se acalmar, ordena o pai dela. Um dia, Jacó vai se apaixonar por ela, conta Lia. Jacó é questionado por Labão se aceita o pacto.